Partilhar

Desconto: 20%
11,12 € 13,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Rosa Oliveira venceu o Prémio Pen Clube Primeira Obra com o livro Cinza, publicado em 2013 pela Tinta-da-China.

«Nunca a poesia de Rosa Oliveira se desliga da prosa do mundo, por mais que ouse alguns flirts com algo que a supera. Ela pratica, de certo modo, uma arte do recuo, traça com grande racionalidade os seus territórios, acaba por ser uma elegia da própria poesia, quase um túmulo do poeta que se vê obrigado a declinar os seus tempos sombrios como "uma longa marcha para a mediania".»
António Guerreiro, Público

«Rosa Oliveira usa a alusão, a colagem, a sabotagem semântica e o sarcasmo para descrever mudanças, instantes, hiatos irrecuperáveis, tempos perdidos, maravilhas banais da nossa idade.»
Pedro Mexia

 

Ler mais

Autor

Rosa Oliveira

Rosa Oliveira nasceu em Viseu, em 1958. Foi leitora na Universidade de Barcelona e é professora no ensino superior politécnico. Publicou os ensaios Paris 1937 (Expo98, 1996) e Tragédias Sobrepostas: Sobre «O Indesejado» de Jorge de Sena (Angelus Novus, 2001). Cinza, o seu primeiro livro de poesia (Tinta-da-China, 2013), foi galardoado com o Prémio PEN Clube Primeira Obra. Tardio, Tinta-da-China em 2017, obteve o Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2017. Errático foi igualmente publicado pela Tinta-da-China em 2020. Tem poemas editados nas publicações literárias “Relâmpago”, “Colóquio-Letras”, “Suroeste” (Badajoz), “Eufeme”, “Logos”, “Nervo”, “Folhas, Letras & Outros Ofícios”, “Meteöro” (São Paulo), na revista on line “Trafika Europe” 19, no site de poesia “Lyrikline” e ainda nas antologias Voo Rasante (Mariposa Azual, 2015), Os cem melhores poemas portugueses dos últimos cem anos (Companhia das Letras, 2017), Manu Scripta (SPA/Glaciar, 2018), Mujeres Poetas – Voces de Portugal y Mexico (Ed. Eternos Malabares, México 2018), Sombras de porcelana brava – Diecisiete poetas portuguesas (Vaso Roto, Madrid, 2020).

Ler mais