Partilhar

Superequipas- Orientações para a Criação de Verdadeiras Equipas

Gestão

Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego, Tomás Mota Rego

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
21,52 € 23,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Ajudamos o leitor a compreender as razões do sucesso das superequipas. Facultamos linhas de orientação para a liderança de equipas que pretendem superar-se. Inspiramo-nos em equipas que fizeram história em domínios como o desporto, a música e as tropas especiais. Argumentamos que o sucesso requer trabalho continuado, perseverança e uma argamassa resiliente que congrega os membros da equipa em torno de uma missão valiosa. Mostramos que equipas competentes requerem mais do que pessoas competentes. Explicamos que estrelas competentes, cujos egos não são domesticados, podem dar origem a equipas sem brilho. Abordamos temas como os seguintes:
- Como avaliar a eficácia das equipas?
- O que leva Mourinho a afirmar que "a estrela é a equipa"?
- Como se explica que as melhores equipas experimentem erros e desaires e aprendam com eles?
- As boas equipas necessitam de boas regras - porquê?
- A liderança de um só líder enfraquecerá a liderança?
- Como liderar eficazmente boas equipas?
O livro discute sobretudo o que podem aprender as equipas de organizações normais com "outras equipas quaisquer". Mas é útil a equipas de qualquer domínio. O caráter essencial de uma boa equipa e o da sua liderança são transversais a diversos domínios.
Exemplos e complementos práticos
O livro está repleto de exemplos e inclui diversos depoimentos, designadamente de jogadores de futebol e de especialistas. É ainda acompanhado de dois complementos que podem ajudar o(a) leitor(a) a realizar diagnósticos à sua equipa, ou a outra que pretenda observar. Podem ser descarregados através do link disponibilizado no site do LEAD.lab, da Católica Porto Business School.

Ler mais

Autor(es)

Miguel Pina e Cunha

Miguel Pina e Cunha é professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e director académico do The Lisbon MBA. É doutorado em Gestão pela Universidade de Tilburg e agregado em Teoria das Organizações pela Universidade Nova de Lisboa. Entre os seus livros mais recentes contam-se Liderança positiva(Sílabo, 2009), Sim, chefe (Sílabo, 2009), Empresa, progresso e contestação: O primeiro século de estudos organizacionais (Sílabo, 2010) e Porque não gosto do meu chefe (Sílabo, 2010). Assina uma coluna mensal no Jornal de Negócios. Recebeu o Prémio RH 2007 na categoria investigação, em conjunto com Arménio Rego. Pode ser contactado pelo endereço de e-mail mpc@fe.unl.pt.

Ler mais

Arménio Rego

ARMÉNIO REGO (armenio.rego@ua.pt) é doutorado e mestre em Organização e Gestão de Empresas. Ensina na Universidade de Aveiro. É autor e co-autor de 27 livros, em áreas como as organizações positivas, a liderança, a comunicação, a ética e responsabilidade social das organizações, e a gestão internacional de recursos humanos. Publicou várias dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais, incluindo Journal of Business Research, Journal of Organizational Change Management, Creativity and Innovation Management Journal, Journal of Happiness Studies, Journal of Humanistic Psychology e Service Industries Journal. Tem desenvolvido consultoria em comportamento organizacional e gestão de recursos humanos, e realizado dezenas de conferências, seminários, workshops e eventos de formação de executivos nas mesmas áreas. Foi agraciado com diversos prémios e menções honrosas, em Portugal e no estrangeiro.

Ler mais

Tomás Mota Rego

 É licenciado em Ciências do Desporto e mestrando em Treino de Alto Rendimento Desportivo, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Possui, entre outras certificações, a de Certified Strength and Conditioning Specialist, da National Strength and Conditioning Association. Em 2015-2016 e 2017-2018 estudou na Facultad de Ciencias de la Actividad Física  y del Deporte (INEF), em Madrid. Aí foi treinador de atletismo na Fundación Marathon, Centro de Alto Rendimiento, e preparador  físico no clube Rayo Vallecano, juvenis. Foi preparador físico do Boavista Futebol Clube, Feminino (2016/2017). Praticou modalidades desportivas como rugby, boxe, basquetebol, halterofilismo e natação. Serviu o exército português entre 2010 e 2013. 
É preparador físico de atletas de alta competição. 

Ler mais