Partilhar

Democracia do Livro em Portugal: transições, protagonistas e evolução sociocultural

Rui Beja

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 10%
15,30 € 17,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Precisávamos de um livro assim. Que enfrentasse a década de 70, uma das mais complexas e controversas do nosso passado recente, com um olhar seguro, persistente, directo mas ponderado. Com o saber tranquilo de quem conhece o sector – de que é figura de referência – há cerca de quarenta anos.
É obra de anos de investigação e muita experiência, indispensável para cumprir o objectivo a que se propôs: “análise e conclusão possível sobre a relação entre as transformações ocorridas na edição e comércio do livro durante a década de 70 do século XX e o comprovado progresso sociocultural da população portuguesa na sequência da instituição da democracia em 25 de Abril de 1974.”. Para tanto, Rui Beja definiu um modelo de análise em três planos: “O livro no estertor do Estado Novo” e d’ “O livro no dealbar da democracia”, são os dois grandes planos que permitem contextualizar e fundamentar as considerações e conclusões relativas a “O livro em democracia e o desenvolvimento sociocultural”. Mas o mérito e a dificuldade desta investigação não ficam por aqui. Na verdade, nela se deixam já entrever as duas grandes transformações que o sector começa a enfrentar: a economia do livro, o livro como indústria cultural, e as sucessivas alterações - exógenas e endógenas – na sua fileira, ainda hoje longe da estabilização; e a emergência e rápida expansão das TIC e a entrada no universo digital.»
José António Furtado, Prefácio

Ler mais

Autor

Rui Beja

Rui Beja, nascido em 1944, doutorado em Estudos Culturais e mestre em Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro (UA), licenciado em Controlo Financeiro pelo ISCAL, é investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da UA e membro do Conselho Consultivo do OPAC/CIES do Instituto Universitário de Lisboa. Foi presidente da APEL e membro do Comité Executivo da IPA, no período 2008-2009, administrador não executivo da Lisboa Editora entre 2007 e 2009 e docente de Gestão Editorial no mestrado em Estudos Editoriais da Universidade de Aveiro no ano lectivo 2007/2008. Esteve ligado, desde 1971 e ao longo de 30 anos, ao Círculo de Leitores, tendo presidido ao clube do livro em Portugal e à Fundação Círculo de Leitores entre 1992 e 2001. Em Junho de 2002 foi agraciado pelo Presidente da República com a Ordem do Mérito no grau de Comendador. É autor dos livros: Risk Management: Gestão Relato e Auditoria dos Riscos do Negócio (Áreas Editora, 2004); À Janela dos Livros: Memória de 30 anos de Círculo de Leitores (Círculo de Leitores | Temas e Debates, 2011); e A Edição em Portugal (1970-2010): Percursos e Perspectivas (APEL, 2012).

Ler mais