Partilhar

Desconto: 20%
20,71 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Dois médicos na mesma cidade podem chegar a diagnósticos divergentes para pacientes idênticos. Dois juízes podem ditar sentenças diferentes para crimes semelhantes. Imagine agora que esses médicos e juízes tomavam diferentes decisões influenciados pelo facto de ser de manhã ou de tarde, ou por ser segunda-feira e não quarta-feira, ou porque ainda não almoçaram. Estes são alguns exemplos de ruído: variações em decisões que deveriam ser idênticas.

O ruído está presente em todas as nossas decisões, individuais ou colectivas, e dá origem a erros de julgamento nos mais variados campos, incluindo na medicina, nos tribunais, na saúde pública, nas previsões económicas, nas ciências forenses, na protecção de menores e nos recursos humanos. Além disso, influencia-nos e prejudica-nos no momento de tomar decisões quotidianas mas cujo impacto e custo pode ser maior do que imaginamos. 

Daniel Kahneman, um dos psicólogos mais importantes da actualidade e Prémio Nobel da Economia, em conjunto com Cass R. Sunstein e Olivier Sibony, duas eminentes personalidades do pensamento estratégico, ensinam-nos a avaliar a origem desse ruído, cuja influência tendemos a ignorar, e a tentar reduzi-lo, para melhorar os nossos processos de análise e de tomada de decisão. Seguindo uma fórmula semelhante à do clássico contemporâneo Pensar, depressa e devagar, Ruído: porque tomamos más decisões e como podemos evitá-lo é um livro revolucionário que oferece soluções práticas e simples para aprender a pensar melhor.


Ler mais

Autor(es)

Daniel Kahneman

Ler mais

Olivier Sibony

Ler mais