Service Temporarily Unavailable
The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.
The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.
Dois médicos na mesma cidade podem chegar a diagnósticos divergentes para pacientes idênticos. Dois juízes podem ditar sentenças diferentes para crimes semelhantes. Imagine agora que esses médicos e juízes tomavam diferentes decisões influenciados pelo facto de ser de manhã ou de tarde, ou por ser segunda-feira e não quarta-feira, ou porque ainda não almoçaram. Estes são alguns exemplos de ruído: variações em decisões que deveriam ser idênticas.
O ruído está presente em todas as nossas decisões, individuais ou colectivas, e dá origem a erros de julgamento nos mais variados campos, incluindo na medicina, nos tribunais, na saúde pública, nas previsões económicas, nas ciências forenses, na protecção de menores e nos recursos humanos. Além disso, influencia-nos e prejudica-nos no momento de tomar decisões quotidianas mas cujo impacto e custo pode ser maior do que imaginamos.
Daniel Kahneman, um dos psicólogos mais importantes da actualidade e Prémio Nobel da Economia, em conjunto com Cass R. Sunstein e Olivier Sibony, duas eminentes personalidades do pensamento estratégico, ensinam-nos a avaliar a origem desse ruído, cuja influência tendemos a ignorar, e a tentar reduzi-lo, para melhorar os nossos processos de análise e de tomada de decisão. Seguindo uma fórmula semelhante à do clássico contemporâneo Pensar, depressa e devagar, Ruído: porque tomamos más decisões e como podemos evitá-lo é um livro revolucionário que oferece soluções práticas e simples para aprender a pensar melhor.