Partilhar

Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas

Manuela Duarte, Jorge Rodrigues

Sujeito a confirmação por parte da editora




+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
10,80 € 13,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A globalização dos negócios e a sua turbulência, devido à ausência de responsabilidade social das organizações, têm contribuido para a degradação do meio envolvente da Sociedade, quer a nível ambiental quer a nível social. As organizações que actuam em mercados cada vez mais competitivos procuram responder com criatividade, flexibilidade e inovação, para criar novas oportunidades de negócio, sem avaliarem o impacto das externalidades que introduzem na economia e na Sociedade, em geral. Os mercados já começaram a valorizar o respeito que é devido à preservação do ambiente, dos direitos dos cidadãos e do planeta Terra. Para a sustentabilidade dos negócios devem ser tomadas decisões éticas, sociais e ambientais, para as quais os gestores necessitam de informação atempada e pertinente, existindo hoje modelos de relato já testados e adaptados a diferentes meios envolventes específicos e aceites pela Sociedade, onde aqueles mostram a esta o que têm andado a fazer. Como consequência, este livro pretende contribuir para a disseminação de um melhor conhecimento sobre como as organizações socialmente responsáveis se podem relacionar com a Sociedade, através dos modelos de relato da responsabilidade social das organizações mais conhecidos. Procura-se, assim, contribuir para que os decisores tomem decisões éticas e responsáveis, que lhes tragam benefícios que melhorem o bem-estar social e interno da organização, uma vez que, estamos em crer, a redução de custos a médio prazo se reflectirá em aumento de competitividade, logo em vantagens competitivas.

Ler mais

Autor(es)

Manuela Duarte

É Doutorada em Sociologia, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais. A sua investigação tem-se debruçado sobre a violência de género e a sociologia do direito, tendo várias publicações e projetos nestas áreas. Em 2015 recebeu o Prémio APAV para a Investigação, com a sua tese de doutoramento «Para um Direito sem margens: representações.»

Ler mais

Jorge Rodrigues

Jorge José Martins Rodrigues, nasceu em 1958, em Perais (V. V. Ródão, Castelo Branco). É Economista e Professor Adjunto no Departamento de Economia e Gestão, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutor em Gestão (2007), mestre em Ciências Empresariais (1993) e licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1985), pelo ISCTE, Lisboa, exerceu funções de gestão (planeamento, marketing, comercial, finanças) no sector privado, público e cooperativo, durante mais de quinze anos. As suas principais áreas de interesse e de ensino são a gestão global, finanças empresariais, responsabilidade social e ética das organizações, governabilidade empresarial, planeamento e controlo de gestão e avaliação do desempenho organizacional.

Ler mais