Partilhar

Introdução à Governabilidade Organizacional

Jorge Rodrigues

Sujeito a confirmação por parte da editora


Desconto: 10%
17,55 € 19,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Para ajudar a ultrapassar um problema de cultura e de mentalidade, com o intuito de melhorar a gestão das organizações, procura-se divulgar um tema crucial da gestão das organizações em linguagem comum, descomplexada, sem jargões, que permita ao leitor sondar o contexto e ter a sua própria opinião. As organizações, já não são entidades de um só proprietário, antes se inserem em redes e conexões de âmbito mundial. Também a distribuição da riqueza passou a ser mais difusa, a captação de capital começou a ser feita junto de fundos de pensões e de reforma, e a informação deixou de ser um exclusivo das elites.

É neste contexto que surge a governabilidade organizacional (corporate governance), a qual visa introduzir as regras do jogo ao nível das entidades que constituem este micro cosmo de transações. Logo, é o processo de supervisão de uma organização que consiste na responsabilidade geral em assegurar que o trabalho da organização contribua para a sua missão e propósito e que os seus recursos sejam usados com eficiência e eficácia.

A governabilidade organizacional consiste, pois, em supervisionar e não em fazer!


Ler mais

Autor

Jorge Rodrigues

Jorge José Martins Rodrigues, nasceu em 1958, em Perais (V. V. Ródão, Castelo Branco). É Economista e Professor Adjunto no Departamento de Economia e Gestão, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutor em Gestão (2007), mestre em Ciências Empresariais (1993) e licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1985), pelo ISCTE, Lisboa, exerceu funções de gestão (planeamento, marketing, comercial, finanças) no sector privado, público e cooperativo, durante mais de quinze anos. As suas principais áreas de interesse e de ensino são a gestão global, finanças empresariais, responsabilidade social e ética das organizações, governabilidade empresarial, planeamento e controlo de gestão e avaliação do desempenho organizacional.

Ler mais