Partilhar

Repartição de Funções entre Administração e Juiz e Tutela Jurisdicional Efectiva na Execução da Pena - Contributo para um Modelo Conforme à Constituição e ao Direito Internacional

Inês Horta Pinto


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato que respeita a paginação original.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais



Desconto: 10%
75,60 € 83,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A presente obra ocupa-se do problema da repartição de funções entre Administração e Juiz na execução da pena privativa da liberdade.

Tem como objectivo averiguar da existência de reservas de competência, quer do Juiz, quer da Administração, na fase da execução da pena e estabelecer critérios para a definição do domínio funcional de cada um daqueles órgãos intervenientes na execução. Pretende igualmente apurar, a partir do direito constitucional e do direito internacional, as exigências de tutela jurisdicional efectiva dos cidadãos privados da liberdade e questionar se a singularidade do universo penitenciário justifica características específicas da tutela a oferecer áqueles.

Os critérios apurados servirão de parâmetro a uma análise crítica do ordenamento português relativo à execução da pena de prisão. À luz dessa análise, e colhendo inspiração em outros lugares do ordenamento jurídico português, bem como em exemplos do direito comparado, procura-se dar um contributo para um modelo de repartição de funções e de tutela jurisdicional em conformidade com as exigências constitucionais e jurídico-internacionais.

Ler mais

Autor

Inês Horta Pinto

Doutora em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra; Foi adjunta do Gabinete do Ministro da Justiça (2005-2011), tendo nesse período, nomeadamente, tomado parte no grupo de trabalho responsável pela elaboração do Código da Execução das Penas e Medidas Privativas da Liberdade e legislação complementar. Foi agente de ligação do Ministério da Justiça com o CPT - Comité Europeu de Prevenção da Tortura e das Penas ou Tratamentos Desumanos ou Degradantes (2008-2011). Foi Chefe do Gabinete do Presidente do Tribunal Constitucional (2012-2016). Atualmente exerce funções na Divisão de Direitos Humanos/Ministério dos Negócios Estrangeiros. É colaboradora permanente da Revista Portuguesa de Ciência Criminal, desde 2017.


Ler mais