Partilhar

Reabilitação Urbana e a Sustentabilidade das Cidades

Álvaro Santos Pereira

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Será que a atual mudança de paradigma no setor da construção em Portugal, nomeadamente o recente incremento das intervenções em reabilitação urbana, está a atender a fatores de sustentabilidade ambiental?
Será que estão a ser integradas medidas que concorram para promover a eficiência energética nos edifícios de habitação e, com isso, contribuir para a redução da fatura energética do consumo doméstico, assim como das emissões de CO2, e, ainda, contribuir para a melhoria da saúde, bem-estar e conforto das populações?
Numa altura em que as preocupações com a reabilitação urbana estão na ordem do dia entre nós, o que está em causa nesta reflexão é saber o que será necessário para se conseguir uma relação mais consistente entre a reabilitação urbana e a eficiência energética.

Este livro analisa e discute os efeitos da integração de medidas de eficiência energética nos processos de reabilitação urbana e, consequentemente, avalia o seu contributo para a sustentabilidade das cidades, em sentido mais lato. O ponto de partida para a análise deste tema prende-se com a necessidade de perceber de que forma é que a atual mudança de paradigma no setor da construção em Portugal, nomeadamente o recente incremento das intervenções em reabilitação urbana, está a atender a fatores de sustentabilidade ambiental, com a integração de medidas que concorram para promover a eficiência energética nos edifícios de habitação e, com isso, a contribuir para a redução da fatura energética do consumo doméstico, bem como das emissões de dióxido de carbono (CO2), com impacto na melhoria da saúde, bem-estar e conforto das populações.

“Nestes anos, as nossas cidades mudaram de rosto. Muito daquilo que antes era visto como vetusto está hoje recuperado ou é reconhecido como património a reabilitar. O padrão de procura alterou-se, e zonas antes proscritas e em acelerado processo de desertificação são hoje valorizadas pela população e focos de procura crescente. (...) Todos assistimos a este fenómeno. Mas, não raras vezes, deparamo-nos ainda com opiniões que ignoram o enquadramento legal, desconhecem as questões estratégicas que presidiram à sua implementação, não conhecem a transversalidade da reabilitação urbana em múltiplas especialidades."

Rui Moreira (Presidente da câmara municipal do porto), in prefacio

Ler mais

Autor

Álvaro Santos Pereira

Ler mais