Partilhar

Portugal e o Magrebe (Séculos XVIII/XIX). Pragmatismo, inovação e conhecimento nas relações diplomáticas

Eva-Maria Von Kemnitz

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 20%
16,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A "mediação cultural" e o "diálogo intercultural" são conceitos actuais que se referem ao relacionamento, pautado pelo respeito mútuo e pela aceitação do "Outro" na sua diferença, entre representantes de culturas diversas. Processam-se em função do conhecimento da cultura desse "Outro" e dos seus valores, sendo a aplicação desses princípios preconizada como elemento essencial na estruturação de relações sustentáveis.
A análise da prática diplomática portuguesa em relação aos países do Magrebe, nos séculos XVIII e XIX, traçada neste livro,demonstra claramente que o diálogo e a subjacente mediação cultural já eram, naquela época, afinal, uma prática corrente da diplomacia portuguesa.
O conhecimento da língua árabe e das realidades socioculturais do Magrebe por parte dos vários agentes diplomáticos portugueses, a capacidade de saberem negociar num contexto religioso e cultural específico, a criação de redes de contactos com os notáveis, os capitães de navios e os comerciantes locais, e também com os diplomatas europeus aí residentes, contribuíram para o êxito da aproximação ao Magrebe. Esta experiência histórica merece ser hoje recordada e valorizada, devendo ser encarada como uma mais-valia que Portugal pode oferecer no quadro das actuais políticas euromediterrânicas da União Europeia.
A especificidade do Orientalismo português, situado num contexto não-colonial, suscita naturalmente uma reflexão sobre a pertinência das teses de Edward Said (1978), cuja aplicação, como se verificará, não é, de modo nenhum, universal.

Ler mais

Autor

Eva-Maria Von Kemnitz

Eva-Maria Von Kemnitz Doutorada em História e Teoria das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa (2006); pós-graduação em Gestão das Artes, Instituto Nacional de Administração, Oeiras (1991-1992) e Curso de Conservadora de Museu, Escola Superior de Belas-Artes, Lisboa (1989-1991). Mestre em Filologia Oriental [Especialização em Estudos Árabes e Islâmicos] pela Universidade de Varsóvia (1976). Cursou Ciências Económicas, na Escola Superior de Planificação e Estatística, em Varsóvia (1967-1971). Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, 2002-2006) e da Fundação Calouste Gulbenkian (1976-1978). O estudo e o interesse pela problemática desenvolvida ao longo da sua formação, com enfoque para o espaço do al-Andalus, do Magrebe e da Turquia Otomana, da arte e património islâmicos e das relações diplomáticas e culturais entre a Europa e o mundo Árabe-Islâmico traduziu-se pela participação em vários seminários e congressos em Portugal e no estrangeiro, incluindo países islâmicos, e pela publicação de vários artigos em revistas da especialidade nacionais e estrangeiras. Colaboradora do Ministério da Cultura (entre outros, inventariação de colecções islâmicas), assistente no Instituía Universitário de Évora e docente em diversos cursos de pós-graduação e mestrado no âmbito da civilização árabe-islâmica (Universidade Nova de Lisboa, Universidade Autónoma de Lisboa, Universidade Internacional, Centro Nacional da Cultura e, desde 2002, Universidade Católica Portuguesa). É membro de agremiações cientícas e cívicas: Polskie Towarzystwo Orientalistyczne [Associação Polaca de Orientalistas] (Varsóvia), Conseil International des Musées (ICOM, Paris), União Europeia de Arabistas e Islamólogos (UEAI), Instituto Luso-Árabe para a Cooperação (ILAC), lus Primi Viri (International Association for the Education for the Human Rights - IPV - Roma). Tem participado nos projectos de investigação apoiados pela FCT, nomeadamente "Portugal Islâmico", na senda do projecto PRAXIS, "Colonial and Post-Colonial Contexts of Globalization: Interaction and Discourse in the Lusophone World (16th to 19th centuries), promovido pelo Centro de Estudos Africanos e Asiáticos do Instituto de Investigação Científica e Tropical (IICT) e no âmbito de estudos sobre a mulher do grupo Faces de Eva do Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova (CESNOVA). Foi Comissária Científica do Seminário Internacional sobre o Mundo Árabe Contemporâneo, CULTURGEST, Lisboa, 1997, e tem realizado trabalho voluntário no âmbito da cultura com jovens da Comunidade Islâmica de Lisboa, nomeadamente sobre património islâmico, com visitas guiadas aos museus e sítios e programas para a RTP. Interessou-se também e investigou as relações históricas e culturais entre a Polónia e Portugal, tendo proferido conferências e publicado artigos.

Ler mais