Partilhar

(Des)Conexões entre Portugal e o Brasil - Séculos XIX e XX

Tânia Martuscelli

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta obra explora a forma como a construção da identidade cultural em Portugal e no Brasil se desenvolve também por via do intercâmbio entre intelectuais desses dois países. O processo de formação identitária é representado pelo movimento das artes, isto é, dos artistas, com especial enfoque no plano das letras. Diversos estudiosos da relação transatlântica vêm tratando de momentos específicos que tocam na questão do hibridismo cultural, ainda que não tomem como objeto de análise a troca entre intelectuais, isto é, o terceiro espaço das cartas, dos periódicos e da própria conceção artística, de maneira a privilegiar uma visão globalizante, se não mesmo histórica, do processo identitário. Se ao lidar com a questão de hibridismo é comum pensar na presença cultural portuguesa no Brasil devido ao colonialismo, mais instigante e não menos surpreendente é a presença cultural brasileira do outro lado do Atlântico. A autora inicia sua análise por volta de 1822, ano da Independência do Brasil e termina na década de 1960, época em que os concretistas e os poetas experimentais se uniram para internacionalizarem a arte visual em língua portuguesa.
Autora

Este livro tem uma enorme ambição, a de estabelecer os elos históricos que ligam as culturas portuguesa e brasileira. Começa pelo princípio, o período romântico, chega ao final do século XIX demorando-se, entre muitos outros, nas figuras de Eça e Machado, passando por Orpheu e suas ligações brasileiras, pelos modernistas Oswald, Mário de Andrade, António Ferro, depois Casais Monteiro, Jorge de Sena, João Cabral de Melo Neto, Sophia, até chegar perto do contemporâneo, e de formas renovadas de um hibridismo cultural. É um trabalho de informação e organização e, ao mesmo tempo, de crítica. É uma panorâmica larga que a autora organiza com grande mestria e fluidez, e nos é apresentada com a clareza que traz o discernimento. Assim, temos um mapa com as linhas principais de uma relação forte e marcante, mas também, não poucas vezes, difícil.
Os nexos entre Portugal e o Brasil são profundos, na medida em que, depois do período colonial, têm já uma longa história comum de convivência entre povos livres. Distanciados por um oceano inteiro, de hemisférios trocados, com uma considerável diferença de escala e constituídos por povos de origens díspares, eles têm, ao fim e ao cabo, pouca parecença entre si, e a coisa extraordinária é que comunicam perfeitamente. Nessa comunicação há uma sorte de baixo contínuo, que é o constante maravilhamento pelo facto de povos tão diferentes conseguirem entender-se. Há uma surpresa que advém do facto da comunicação continuar a ser possível, de a língua resistir à dissociação e à impenetrabilidade, o que se vem somar à história do seu entendimento, e também desentendimento.
São livros como este que ajudam a dar sentido a todo o processo, colmatando as distâncias, facilitando o que não é assim tão difícil, mas dificultando o triunfalismo contente pela confraternização de lugares-comuns. Afinal, no que à comunicação luso-brasileira diz respeito, Tania Martuscelli enuncia os obstáculos, mas anuncia a sua superação, e o que mostra é a própria base do seu futuro.
Fernando Cabral Martins

Ler mais

Autor

Tânia Martuscelli

Ler mais