Partilhar

Desconto: 10%
27,00 € 30,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«O livro Por Teu Livre Pensamento é o resultado de 25 entrevistas efectuadas a igual número de ex-presos políticos, por dois jovens sem qualquer memória pessoal do período em questão, que pela sua acção de luta contra o Estado Novo e em prol da implementação da Democracia em Portugal, viveram experiências de privação de liberdade e maus tratos nas prisões do fascismo.
Uma das lamentações que os nossos entrevistados mais transmitiram foi o facto de, na sua opinião, Portugal ser “um país sem memória”. Se com este modesto contributo conseguirmos dar um pouco a conhecer o que era viver no Portugal de há poucos anos atrás, e lutar pela sua transformação num país melhor, a nossa tarefa está cumprida.»

Rui Daniel Galiza


«Exactamente um ano, um mês e um dia antes de a "Grândola Vila Morena" passar no Rádio Clube Português e os militares saírem à rua, morreu uma pessoa que marcou a minha vida, apesar de nunca o ter conhecido pessoalmente: o meu avô materno, Guilherme da Costa Carvalho. Ele foi o protagonista de várias histórias que ouvi, todas elas recheadas de detalhes das suas peripécias — as fugas de Peniche e Caxias, o paludismo que apanhou no Tarrafal, onde passou períodos na Frigideira.»

João Pina

Ler mais

Autor(es)

Rui Daniel Galiza

Ler mais

João Pina

Nasceu em Lisboa, em 1980. Em 2005 formou-se no International Center of Photography em Nova Iorque, especializando-se em Fotojornalismo e Fotografia Documental.
Começou a trabalhar como fotógrafo aos 18 anos, tendo passado grande parte da última década trabalhando na América Latina.
Em 2007 publicou em Portugal seu primeiro livro de fotografia (em colaboração com Rui Daniel Galiza, autor dos textos), "Por Teu Livre Pensamento", onde relata as histórias de 25 presos políticos portugueses. Esse trabalho serviu de inspiração a uma campanha publicitária da Amnistia Internacional, a qual ganhou, em 2011, o prémio Lion d´Or no Cannes Lions International Festival of Creativity.
O seu trabalho foi galardoado com vários prémios, bolsas e distinções, entre os quais a bolsa Estação Imagem, o prémio Moving Walls, bem como a sua nomeação para finalista do Henri Nannen Award e do Care Award e o Pierre and Alexandra Boulat Grant.
O trabalho de João Pina tem sido publicado em vários órgãos de comunicação de renome mundial: "New York Times", "New Yorker", "Time Magazine", "Newsweek", "Stern", "GEO", "El Pais", "La Vanguardia", "D Magazine", "Days Japan", "Expresso" e "Visão", entre outros.
As suas fotografias foram expostas em Nova Iorque (Open Society Foundations, International Center of Photography, Point of View Gallery e Howard Greenberg Gallery), Londres (Ian Parry Award), Tóquio (Canon Gallery), Lisboa (KGaleria, Casa Fernando Pessoa e Plataforma Revólver), Porto (Centro Português de Fotografia), Perpignan (Visa pour L´Image), Rio de Janeiro (MAM) e São Paulo (Paço das Artes).

Ler mais