Partilhar

100 Anos de Fotografia Científica em Portugal (1839-1939)

Extra Coleção

Coordenação: Maria Estela Jardim, Fernanda Madalena Costa

Em Stock


Desconto: 20%
20,72 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Na primeira exposição universal, a Grande Exposição de Londres de 1851, foram exibidas várias fotografias científicas, sobretudo astronómicas, como a fotografia da lua de John Adams Whipple. Por vezes as fotografias eram acompanhadas de instrumentação e materiais provenientes de expedições científicas; foi o que aconteceu na Exposição Universal de Paris de 1889, onde o Príncipe Alberto do Mónaco, um dos grandes exploradores oceanográficos do final do século XIX, apresentou o resultado das suas campanhas, exibindo fotografias e instrumentos oceanográficos.
Em Portugal, os poucos livros em língua portuguesa sobre a história da fotografia abordam principalmente os estudos de pioneiros que praticaram o retrato fotográfico ou a fotografia de paisagem como forma de arte. Estas publicações e outras, como trabalhos de pesquisa e teses, raramente incorporaram aplicações científicas da fotografia desenvolvidas por cientistas portugueses.
Por isso, o trabalho desenvolvido neste projecto visou a análise científica do impacto da fotografia na ciência, bem como o papel desta no desenvolvimento de instrumentação e dos processos fotográficos, com ênfase para a contribuição de cientistas portugueses durante o século XIX até aos anos 30 do século XX.
O âmbito deste livro é amplo, mas não exaustivo; não abrange toda a ciência praticada em Portugal, todos os cientistas, ou mesmo todas as fotografias científicas para o período de que trata, de 1839 até aos anos 30 do século XX. Tratou-se de escolher alguns temas em que os cientistas portugueses se evidenciaram, utilizando a imagem fotográfica para ilustrar, documentar e transmitir os resultados da sua investigação. O leitor que queira complementa a informação sobre esta temática pode consultar a página http://sciencephoto.fc.ul.pt.

Ler mais

Autor(es)

Maria Estela Jardim

Membro integrado do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (grupo de investigação Ciência e Arte) e membro colaborador do Centro de Química Estrutural da Universidade de Lisboa. Foi Professora Associada de Química na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa até 2010; Professora Convidada da Universidade da Madeira de 1986-1993 e da Universidade de Manchester, UK, de 1994-1996; e investigadora Convidada do Institut de Chimie des Substances Naturelles, CNRS, Gif-sur-Yvette, França (1978). Coordenou ou colaborou em projectos de investigação em Espectrometria de Massa de compostos de interesse biológico, História da Química e História da Fotografia Científica.

Ler mais

Fernanda Madalena Costa

Membro do Centro de Investigação CCMM- Centro de Ciências Moleculares e Materiais e colaboradora do Centro de Química Estrutural, da Universidade de Lisboa. Foi Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Directora do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa de 2003 a 2006. Foi responsável científica do projecto “Fotografia Cientifica: estudo da instrumentação e dos processos físico-químicos no período seculo XIX-início seculo XX”; desenvolveu e realizou de vários projectos de investigação na área da química do estado sólido.

Ler mais