Partilhar

40 Anos de Políticas de Justiça em Portugal

Fora de Coleção

Organização e Coordenação: Rui Guerra da Fonseca, Conceição Gomes, Maria de Lurdes Rodrigues, Pedro Magalhães, Nuno Garoupa

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 10%
31,41 € 34,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Os artigos são riquíssimos, e os testemunhos dão uma visão plural do problema. Eu diria que são um espelho bem vivo do próprio problema".
Laborinho Lúcio
"Os autores são de diferente formação, com predomínio dos juristas, mas sem prejuízo dos contributos de sociólogos, economistas e politólogos. Esta participação multidisciplinar só por si é de realçar, num país em que,muitas vezes problemas que exigem um tratamento conjunto complementar ou interdisciplinar das várias ciências humanas são submetidos a visões parcelares e unilaterais".
Jorge Miranda
"Identificam-se quatro etapas na evolução das políticas públicas de Justiça nos 40 anos de Democracia. A autonomização destas fases e a sua caracterização representam um marco na análise do sistema de justiça português".
Alexandra Leitão
"Cobrindo quase todos os aspectos do sistema de justiça, este volume constitui um contributo inestimável para a história da implantação do estado de direito constitucional entre nós, bem como para o equacionamentoe solução dos problemas que o sistema enfrenta, que a expressão ?crise da justiça? enuncia de forma sintética".
Vital Moreira
"Uma ampla paleta de temas, à qual dificilmente terá escapado qualquer aspeto relevante, e o modo feliz como se mostrou possível trazer ao respetivo tratamento uma ampla equipa formada por personalidades conhecidas com indiscutível autoridade nas matérias sobre as quais se debruçam".
Sérvulo Correia

Ler mais

Autor(es)

Rui Guerra da Fonseca

Ler mais

Conceição Gomes

Ler mais

Maria de Lurdes Rodrigues

Professora universitária e política portuguesa. É Professora Associada do ISCTE-IUL, onde leciona desde 1986. Aí concluiu o doutoramento em Sociologia e prestou provas de agregação. Foi representante nacional no Working Party of R&D and Innovation Survey no Eurostat (1996-2002), presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia (1997-2002), representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação da OCDE (1999-2002) e Ministra da Educação (2005-2009). Exerceu ainda atividades de consultoria e gestão de recursos humanos e formação profissional em diversas instituições. É autora de dezenas de artigos publicados em revistas científicas e obras coletivas e dos seguintes títulos monográficos: Sociologia das Profissões (1997), Os Engenheiros em Portugal (1999) e A Escola Pública pode fazer a Diferença (2010 - Almedina).

Ler mais

Pedro Magalhães

Ler mais

Nuno Garoupa

Ler mais