Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,80 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Ponte Europa é um livro de crónicas que regista memórias antigas e inquietações de sempre. É o testemunho de um cidadão que ama a vida e defende a democracia. Como não creio na existência de outra vida para além da morte, é na única e irrepetível vida que me coube, que luto pelo que considero justo, aceitando a dúvida como método, o erro como probabilidade e as posições antagónicas como legítimas. Há nestas páginas registos de infância, impressos na memória, e olhares recentes sobre o país e o mundo. São narrativas, ora irónicas, ora magoadas, de pessoas e factos passados, pertencentes ao mundo rural da minha infância, para que os recordem as pessoas da minha geração e os conheçam as gerações posteriores.

Ler mais

Autor

Carlos Barroco Esperança

Carlos Barroco Esperança nasceu em Escalhão, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, em 17 de dezembro de 1942, e foi registado com a data de 1 de janeiro de 1943 na Conservatória do Registo Civil de Almeida, de cujo concelho eram naturais os pais e avós. Fez a instrução primária na aldeia de Vila Garcia, concelho da Guarda, o ensino secundário no Liceu Nacional da Guarda e concluiu o curso de professor primário na Escola do Magistério Primário da Guarda, em 1961.

Foi sucessivamente professor, delegado escolar, militar durante quatro anos e quatro dias (SMO), com uma comissão na guerra colonial, em Moçambique, professor, agente comercial, delegado de propaganda médica e quadro de uma multinacional farmacêutica. De 1961 a 1974, participou nos movimentos cívicos contra a ditadura e foi militante da Comissão Democrática Eleitoral (CDE).

Continua a intervenção cívica, sem filiação partidária, na defesa dos ideais republicanos, laicos e democráticos. Foi colaborador de vários jornais, revistas, catálogos e blogues, e mantém uma longa colaboração no mensário Praça Alta, de Almeida. É membro da Associação 25 de Abril, da Associação República e Laicidade, presidente da Associação Ateísta Portuguesa (AAP) e sócio da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Além da colaboração em várias publicações coletivas, é autor do livro Pedras Soltas (2006).

Ler mais