Partilhar

Poesia Explicada aos Jovens e aos Outros

José Jorge Letria

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
11,69 € 13,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Será que é possível explicar a poesia? Foi este o desafio que José Jorge Letria fez a si mesmo, escrevendo este livro em que mostra a poesia aos jovens e a todos aqueles que ainda não se deixaram cativar pelo seu encanto. Uma viagem de sedução que revela o extraordinário poder da palavra, a sua magia.

Num país de poetas, como é que podemos comunicar e transmitir a força desses textos em versos que afinal sintetizam grandes histórias, emoções, valores e sentimentos?

José Jorge Letria parte das perguntas que lhe fazem sempre que vai falar a escolas: Gosta mais de escrever prosa ou poesia? Quando é que descobriu que era poeta? O que é ser poeta? A poesia nasceu para ser útil, para cumprir uma função? E será que se pode ensinar a escrever poesia? De forma descomplicada, o autor responde a estas e muito mais questões, desvelando os mistérios que a poesia encerra.


Ler mais

Autor

José Jorge Letria

É ficcionista, jornalista, poeta e dramaturgo. Nasceu em Cascais, em 1951, onde foi vereador da Cultura de 1994 a 2002. Traduzido em mais de dez idiomas, foi premiado em Portugal e no estrangeiro: destacam-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Eça de Queiroz – Município de Lisboa, o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prémio de Poesia Guerra Junqueiro. As antologias O Fantasma da Obra, O Livro Branco da Melancolia e Poesia Escolhida condensam o essencial da sua poesia. Foi, ao lado de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, um destacado cantor político, tendo sido agraciado, em 1997, com a Ordem da Liberdade. É mestre em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e pós-graduado em Jornalismo Internacional. Doutorou-se com distinção em Ciências da Comunicação no ISCTE. É presidente da Sociedade Portuguesa de Autores e presidiu ao Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (GESAC), com sede em Bruxelas, e ao Comité Europeu de Sociedades de Autores da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), com sede em Paris.

Ler mais