Partilhar

Desconto: 10%
15,90 € 17,67 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Pensar o Estado é preciso. E é preciso fazê-lo sem dogmatismos e preconceitos. Entre, por um lado, a. ideologização opinativa sobre o Estado, e abordagens psitacistas de uma Teoria Geral do Estado, que nada de novo têm trazido, por outro, pode haver um novo discurso sobre o Estado que lhe surpreenda a essência, lhe capte a maneira de ser, e contribua para uma cidadania mais esclarecida e mais interventiva. Essa será a única forma de, em lugar da litania lamurieinta, da diatribe anti-Estado, ou do discurso legitimador, se dar voz a uma acção construtiva na sociedade política.

No presente livro se discutem temas como a relação entre as Instituições e as Pessoas, a Razão e as Razões de Estado, seu segredo e seu sentido, o terrorismo e a pirataria e os desafios que ao Estado colocam, a formação mítica, utópica e ideológica da Constituição do Estado, designadamente no trabalho das constituintes, e os novos passos para uma democracia global, designadamente por esforços de federalização.

Índice

Livro Primeiro - Estado, Instituições e Pessoas
Parte I - Instituições e Pessoas
Parte II - Razões de Estado
Livro II - Estado, Sociedade e Direito
Parte I - Terrorismo,Estado e Sociedade
Parte II - Política e Constitução
- Ideologia e Utopia nas Constituintes
Parte III - Uma Nova Ordem Constitucional Internacional: Novos Rumos da Democracia Planetária

Ler mais

Autor

Paulo Ferreira da Cunha

Doutor em Direito pelas Universidades de Paris e Coimbra, agregado (Univ. do Minho), Pós-Doutor (Univ. de São Paulo) e Catedrático da Faculdade de Direito da Univ. do Porto, é Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.

Ler mais