Partilhar

Passado Comigo: Histórias Maravilhosas do Casal Ferrão

Joaquim Jorge Carvalho

Em Stock



Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Mas ela, aí pela avenida Fernão de Magalhães, perguntou-me baixinho, com evidente ternura na voz:

– Gostas de mim?

Que haveria eu de responder?

– Gosto. E tu? Gostas de mim?

– Gosto, claro. Mas o que é para ti gostar de alguém?

Eu disse-lhe mais ou menos isto: que era sentir que esse alguém era muito importante, que dava alegria e beleza à minha vida, que me fazia levantar de manhã já feliz por saber-acreditar que nos íamos ver.

A resposta agradou-lhe, pois eu bem a senti sorrir e apertar-me mais a mão. Atirei:

– E para ti? O que é para ti gostar de alguém?

Ela segredou-me:

– É eu sentir-me assim, sabes, estupidamente feliz ao pé de ti. Estupidamente, compreendes? E também outra coisa que é difícil de explicar.

– O quê? – quis eu saber, nas nuvens.

E ela, como se a sua voz fosse um poema:

– É também… é também eu nem me lembrar do tempo

em que não te conhecia. Compreendes?

Ler mais

Autor

Joaquim Jorge Carvalho

Natural de Coimbra. Nasceu a 15 de Abril de 1963. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – variante Francês e Inglês e em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Português e Inglês, em ambos os casos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; é Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta; é Doutorado em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É professor de Português e Francês na Escola Básica de Arco de Baúlhe (Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto). Publicou, até à presente data, as seguintes obras: Desapontamentos dos Dias (poesia), Quem corre por gosto não quê? (novela), A Depressão das Laranjas – Fábulas do campo e da periferia urbana (novela), O Nome da Luz (novela), O Livro dos Negócios, das Adivinhas e dos Provérbios (romance), O Funcionário Triste (novela), A Casa Circular (novela), Inquietação de Barcos (poesia), A Palavra Vale (poesia), Um Barco Chamado Sophia Loren (novela), História Familiar (conto) e Júlio Dinis: As Pupilas do senhor Escritor (versão resumida da dissertação de Doutoramento que fez, em 2011, para a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intitulada Ação, Cenas e Personagens na narrativa dinisiana: As Pupilas do Senhor Escritor). É ainda autor de um manual de Língua Portuguesa para os CEF (Cursos de Educação e Formação), com a chancela da Porto Editora. No âmbito da sua atividade literária, obteve – entre outras distinções – o 1.º lugar no Concurso Nacional de Poesia Cesário Verde – Revelação (Oeiras, 1995); o 1.º lugar no Concurso Literário de Conto SPRC (Coimbra, 1993 e 2001); o 1.º lugar no Prémio Literário Branquinho da Fonseca – Ficção (Cascais, 1997); o 1.º lugar no Prémio Literário de Conto da CGTP (Lisboa, 2009); o 1.º lugar no Prémio Literário de Conto Francisco Álvares de Nóbrega (Machico, 2008); o 1.º lugar no Prémio Literário de Poesia Francisco Álvares de Nóbrega (Machico, 2010). É autor do blogue “Muito Mar”, que alimenta desde o início de 2010 (visitável em http:www.muitomar.blogspot.com).

Ler mais