Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
22,90 € 28,62 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro ocupa-se de toda a obra dinisiana, revisitando sobretudo os contos e os romances de Júlio Dinis.
O Autor, numa espécie de tributo literário e afectivo, procura explicar o segredo do sucesso de Júlio Dinis (no século XIX e nos séculos XX e XXI), reflectindo sobre o modo como o romancista domina as categorias essenciais do texto narrativo, nomeadamente no que se refere à construção da acção, ao uso das cenas (e diálogos) e à criação de personagens imorredoiras (como a do Reitor e a do médico João Semana, n’As Pupilas, por exemplo).
Como explica Joaquim Jorge Carvalho, as personagens secundárias dos romances de Júlio Dinis tendem a emancipar-se desse estatuto aparentemente acessório e a tornar-se muito relevantes (fundamentais até) para a compreensão profunda da obra. Em boa verdade, a personagem principal dos romances acaba por ser Portugal, entendido como corpo multifacetado, vívido e deveras genuíno. Joaquim Jorge Carvalho defende também, à luz da amabilidade da obra dinisiana, a importância de os programas escolares, no ensino básico e secundário, compreenderem um cânone literário realmente adequado a cada ano/ciclo e de, com base na leitura e estudo do texto literário nas aulas de Português, se estimular, de forma natural e sustentada, a aquisição - e a consolidação - de conhecimentos e competências, pelos alunos, no domínio da Língua (quer do ponto de vista da oralidade, quer do ponto de vista da escrita).

Ler mais

Autor

Joaquim Jorge Carvalho

Natural de Coimbra. Nasceu a 15 de Abril de 1963. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – variante Francês e Inglês e em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Português e Inglês, em ambos os casos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; é Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta; é Doutorado em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É professor de Português e Francês na Escola Básica de Arco de Baúlhe (Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto). Publicou, até à presente data, as seguintes obras: Desapontamentos dos Dias (poesia), Quem corre por gosto não quê? (novela), A Depressão das Laranjas – Fábulas do campo e da periferia urbana (novela), O Nome da Luz (novela), O Livro dos Negócios, das Adivinhas e dos Provérbios (romance), O Funcionário Triste (novela), A Casa Circular (novela), Inquietação de Barcos (poesia), A Palavra Vale (poesia), Um Barco Chamado Sophia Loren (novela), História Familiar (conto) e Júlio Dinis: As Pupilas do senhor Escritor (versão resumida da dissertação de Doutoramento que fez, em 2011, para a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intitulada Ação, Cenas e Personagens na narrativa dinisiana: As Pupilas do Senhor Escritor). É ainda autor de um manual de Língua Portuguesa para os CEF (Cursos de Educação e Formação), com a chancela da Porto Editora. No âmbito da sua atividade literária, obteve – entre outras distinções – o 1.º lugar no Concurso Nacional de Poesia Cesário Verde – Revelação (Oeiras, 1995); o 1.º lugar no Concurso Literário de Conto SPRC (Coimbra, 1993 e 2001); o 1.º lugar no Prémio Literário Branquinho da Fonseca – Ficção (Cascais, 1997); o 1.º lugar no Prémio Literário de Conto da CGTP (Lisboa, 2009); o 1.º lugar no Prémio Literário de Conto Francisco Álvares de Nóbrega (Machico, 2008); o 1.º lugar no Prémio Literário de Poesia Francisco Álvares de Nóbrega (Machico, 2010). É autor do blogue “Muito Mar”, que alimenta desde o início de 2010 (visitável em http:www.muitomar.blogspot.com).

Ler mais