Partilhar

Desconto: 10%
5,00 € 5,55 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Terminei a leitura destas crónicas assaltado pelos versos finais do poema “Pedra filosofal” de António Gedeão. Quer dizer, por imagens da autora a fazer pular a bola colorida do mundo saltitando-lhe entre as mãos sob esse olhar de mulher viajante, salta-pocinhas, aventureira em cata dos encantos do globo terrestre. Outra imagem me surgiu – essa frequente – a de Fernão Mendes Pinto em versão moderna: uma mulher a viajar sozinha pelo planeta.

Do prefácio de Onésimo Teotónio Almeida

Ler mais

Amostra

Autor

Dora Nunes Gago

Dora Nunes Gago nasceu em São Brás de Alportel (Algarve), é actualmente Professora Associada de Literatura no Departamento de Português da Universidade de Macau (China), tendo sido directora e vice-directora do mesmo departamento.

Doutorada em Literaturas Românicas Comparadas pela Universidade Nova de Lisboa (2007), Mestre em Estudos Literários Comparados e licenciada em Português-Francês pela Universidade de Évora, foi professora do ensino secundário, Leitora do Instituto Camões na Universidade da República Oriental do Uruguai; investigadora de pós-doutoramento na Universidade de Aveiro e pós-doc visitante na Universidade de Massachusetts Amherst (Estados Unidos).

É autora de várias publicações na área da Literatura Comparada, entre as quais se destacam: Uma cartografia do olhar: exílios, imagens do estrangeiro e intertextualidades na Literatura Portuguesa – Finalista dos Prémios de Ensaio do Pen Club 2021 e Imagens do estrangeiro no Diário de Miguel Torga (Fundação Calouste Gulbenkian, 2008). É colaboradora de diversos centros de investigação de universidades portuguesas: CETAPS, CHAM (Universidade Nova de Lisboa), Centro de Línguas e Culturas (Universidade de Aveiro), CEC (Faculdade de Letras de Lisboa).

Enquanto ficcionista, está representada em antologias de contos colectivas, tem colaborado com textos de ficção em diversas revistas e jornais, nacionais e internacionais. Publicou, entre outros livros: A sul da escrita (distinguido com o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca em 2006), As Duas Faces do Dia (Menção honrosa no Prémio Literário Florbela Espanca), Travessias, Contos Migratórios (2014). Foi distinguida também com: o Prémio de Conto Manuel Laranjeira (Espinho, 2008), Prémio de Conto, Almada (2005), Prémio Literarius (Silves, 2004), entre outros.

Ler mais