Partilhar

Os Valores da Esquerda Democrática - Vinte Teses Oferecidas ao Escrutínio Crítico

Coleção Res Publica

Augusto Santos Silva

Poucos exemplares em stock



Desconto: 51%
7,50 € 15,30 €

Sinopse

Este Ensaio procura responder a uma pergunta muito frequente: o que é e o que quer a esquerda democrática? Fá-lo por referência à esquerda democrática europeia e através de uma dupla operação: a identificação dos valores que a orientam e a diferença que eles instituem face a outras correntes políticas. Fá-lo sob a forma de teses, isto é, de ideias apresentadas e sujeitas à apreciação crítica.
Assim, este ensaio poderá ser útil, quer aos estudiosos da teoria política, quer a todos quantos estão ou querem estar envolvidos no debate democrático.

Tábua de Teses

I - Marcadores
II - Os Valores
III - A Identidade
IV - As Aprendizagens
V - O que se é

Ler mais

Autor

Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva nasceu no Porto, em 1956. É doutorado em sociologia pelo ISCTE‑ IUL e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. A sua investigação incide nas áreas da sociologia da cultura e do desenvolvimento e da teoria política. Membro do Partido Socialista, tem desempenhado diversas funções públicas, designadamente como ministro em várias pastas e como deputado pelos círculos do Porto ou Fora da Europa. É, desde Março de 2022, presidente da Assembleia da República. Até essa data e desde Novembro de 2015, exercera as funções de ministro dos Negócios Estrangeiros. No domínio das relações internacionais, publicou os seguintes livros: Argumentos necessários: contributos para a política europeia e externa de Portugal (Tinta‑ da china, 2018), Evoluir: novos contributos para a política europeia e externa de Portugal (Tinta‑ da china, 2020) e Tempo de agir na Europa: a presidência portuguesa de 2021 (Imprensa Nacional, 2021).

Ler mais