Detalhes do Produto
- Editora: Publicações Europa-América
- Coleção: Estudos e Documentos
- Categorias:
- Ano: 1995
- ISBN: 9789721039070
- Número de páginas: 208
- Capa: Brochada
Sinopse
A civilização democrática venceu todos os regimes totalitários deste século. Porquê? A razão prende-se com o facto de ela própria ser uma forma subtil e poderosa de ditadura. Ao contrário dos regimes baseados na repressão, esta ditadura da liberdade está dotada de uma estranha propriedade: é capaz de se alimentar de tudo quanto se lhe opõe.
Até que ponto a permanente tensão entre blocos contribuiu para o desenvolvimento e o avanço das democracias ocidentais? Pode afirmar-se que, pelo curso da História, a civilização liberal provou ser o melhor e o mais justo sistema político, ao permitir a formação da oposição e retirando deles a energia para o seu fortalecimento? Que outras dúvidas ainda nos reserva a história? A escalada dos novos medos: o sul, a ecologia, a exclusão social? Certamente. Mas até que ponto não conseguirão as democracias ocidentais fortalecerem-se ainda mais através desses perigos?
Esta obra, da autoria de um dos mais conceituados analistas políticos franceses da nova geração e Prémio Rousseau de 1994, responde, de uma forma simples e objectiva, a questão pertinentes que muitas vezes pusemos e para as quais nunca obtivemos nem respostas nem dados relevantes.