Partilhar

Os Sujeitos Não Estaduais no Direito Internacional

Tiago de Melo Cartaxo, Juan Manuel Rodríguez Barrigón, Francisco Pereira Coutinho

Em Stock



Desconto: 20%
22,32 € 27,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta obra reúne os textos das comunicações apresentadas no VII Encontro Luso-Espanhol de Professores de Direito Internacional e Relações Internacionais que teve lugar em Oeiras, entre 2 e 3 de Junho de 2017, e foi organizado em parceria pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e pela Faculdade de Direito da Universidade da Extremadura. 

O Encontro teve como tema geral “os sujeitos não estaduais no direito internacional.”

Trata-se de assunto de grande atualidade e interesse em virtude de a multiplicação de sujeitos internacionais – que incluem hoje, com maior ou menor capacidade jurídica, praticamente todos os atores internacionais – ter levado a que tivesse sido inclusivamente questionada a utilidade analítica dos conceitos de personalidade e capacidade jurídicas internacionais.

Ler mais

Autor(es)

Tiago de Melo Cartaxo

Professor convidado na NOVA School of Law, onde se doutorou em Direito Público, com o título de Doutoramento Europeu; investigador no CEDIS; coordenador e membro fundador do NOVA Green Lab. Exerceu atividade profissional em várias sociedades de advogados e no Departamento Jurídico da Câmara Municipal de Lisboa, tendo ainda desempenhado funções de adjunto em gabinetes ministeriais do Governo Português; É secretário e tesoureiro da Sociedade Portuguesa de Direito Internacional; membro do Comité de Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde da International Law Association.  Foi recentemente designado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros como Chefe da Delegação Portuguesa para a COP-15 da Convenção de Basileia sobre o controlo de movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos e sua eliminação.


Ler mais

Juan Manuel Rodríguez Barrigón

Ler mais

Francisco Pereira Coutinho

Francisco Pereira Coutinho é professor associado com agregação na NOVA School of Law, onde dirige os observatórios da legislação portuguesa e do direito da proteção de dados, o compliance lab e o SPARC, bem como o programa de moot courts.

Para além do direito constitucional da União Europeia, os seus interesses de investigação e de ensino abrangem o direito internacional público, o direito constitucional comparado e o direito da comunicação social.

Ler mais