Partilhar

Os Sete Sentidos e Outros Lugares

José Carlos de Vasconcelos

Pré-venda
Data de lançamento: 17-02-2026



15,50 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Este tão aguardado livro vem colmatar um hiato do de mais de uma dezena de anos sem se publicar um livro de poesia do autor. 
José Carlos de Vasconcelos escreve poesia desde muito jovem e aos 19 anos publicou o seu primeiro livro, por muitos elogiado. Nos anos 60 e 70 ainda deu à estampa alguns poemários, mas, embora nunca tenha deixado a escrever, a sua atividade como jornalista acabou por afastá-lo da publicação. Depois de dar visibilidade a tantos escritores ao longo de anos e anos no JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, jornal que dirigiu desde o início, regressa agora com um livro de poesia que vai ser surpreendente para todos os seus sedentos leitores. Nele, fala de si, de episódios da infância, do passar do tempo, de política, do encontro com a natureza, da sua perplexidade perante o presente e também, ou sobretudo, da própria escrita.

Ler mais

Autor

José Carlos de Vasconcelos

José Carlos de Vasconcelos nasceu em 1940, em Freamunde. Viveu na Póvoa de Varzim, onde começou muito cedo a colaborar em jornais e a ter intensa atividade cultural e associativa. Cursou Direito em Coimbra, sendo destacado dirigente estudantil, nomeadamente presidente da assembleia magna da Associação Académica, fundador e presidente do Círculo de Estudos Literários, ator e membro do conselho artístico do TEUC, dirigente do Cineclube e chefe de redação da revista de cultura Vértice.
Já licenciado, foi para a redação do Diário de Lisboa. Como advogado, foi defensor de presos políticos no Tribunal Plenário, e de escritores, artistas e jornalistas acusados sobretudo de «abuso de liberdade de imprensa». Fez inúmeras sessões de leitura de poesia, só ou acompanhado por Carlos Paredes, e participou em sessões de Canto Livre, com José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Francisco Fanhais, entre outros.
Após o 25 de Abril esteve na direção do Diário de Notícias e da informação da RTP. Nesta fez, em 1974, com Fernando Assis Pacheco, o primeiro programa literário, Escrever É Lutar, e foi comentador durante muitos anos e membro do seu Conselho de Opinião.
Fundou, com outros profissionais de informação, o semanário O Jornal, grupo Projornal, propriedade dos próprios jornalistas, de que foi diretor editorial/líder, criando outros títulos, entre eles, em 1981, o JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, quinzenário único nos países de língua portuguesa, dirigindo-o sempre, desde o início. A chancela O Jornal editou também livros de importantes escritores portugueses e brasileiros; e a Projornal criou, com um grupo de profissionais de rádio, a TSF/Rádio Jornal. Igualmente foi fundador, e diretor editorial, da revista Visão. Presidiu à assembleia e conselho geral do Sindicato dos Jornalistas e à direção e assembleia do Clube de Jornalistas. Além da sua atividade cívica e política, incluindo ter sido deputado, recebeu numerosos prémios e distinções em Portugal e no Brasil. Tem editados dez títulos de poesia (o último em 2013), três infantojuvenis, dois de entrevistas, um sobre Lei de Imprensa/Liberdade de Imprensa e outro de textos sobre a Póvoa de Varzim, tendo vários outros livros em preparação.

Ler mais