Partilhar

Desconto: 10%
20,61 € 22,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Com tradução, introdução e notas de Pedro Braga Falcão. 

As Odes e os Epodos de Horácio (65-8 a.C.) constituem um marco da poesia latina e universal. São verdadeiros monumentos literários que sobreviveram praticamente intactos a cerca de dois milénios de história. Nesta edição, apresenta-se a sua tradução integral em verso, assim como a do Cântico Secular, com uma introdução a cada obra e, para cada poema, uma sinopse, notas e comentários. Os Epodos (30 a.C.) são uma colecção de poemas compostos num ambiente político conturbado, com o homem que a posteridade conheceria como César Augusto a caminho de se tornar o primeiro imperador de Roma; nestas composições,  a ironia, muitas vezes cruel, convive com a pureza estilística e a mestria artística que celebrizariam o seu autor no Ocidente. Já os quatro livros de Odes (23 a.C. – c. 11 a.C.) tornariam Horácio um dos grandes nomes da história da literatura mundial, com poemas que continuaram o exercício lírico dos gregos arcaicos e os transpuseram para o ambiente romano, cantando a brevidade da vida, a inevitabilidade da morte, o amor, o vinho e o poder da poesia em versos e expressões que se imortalizaram — como o famoso carpe diem da ode I, 11 ou a aurea mediocritas da ode II, 10. 

Ler mais

Autor

Quinto Horácio Flaco

Quinto Horácio Flaco nasceu em 65 a.C., na Venúsia, sul de Itália. Apesar de ser filho de um ex-escravo, teve condições para estudar em Roma e, posteriormente, em Atenas, onde lutou ao lado dos republicanos contra Octaviano (César Augusto). Derrotado em Filipos, na Grécia (em 42 a.C.), voltou a Roma numa condição precária, iniciando a sua carreira literária com os dois livros de Sátiras e os Epodos. Por esta altura, conhece Gaio Cílnio Mecenas, que lhe assegura a independência económica para se dedicar à escrita; seguem-se os primeiros três livros de Odes e o primeiro livro das Epístolas. O momento alto da sua carreira, porém, parece ter sido o Cântico Secular, hino religioso que serviu como clímax dos Jogos Seculares, celebrando o início de uma nova era, dominada por César Augusto, encomenda que lhe deu o fôlego necessário para escrever um quarto e último livro de Odes. Antes da sua morte, em 8 a.C., publicou ainda um segundo livro de Epístolas e a famosa Arte Poética. 

O TRADUTOR

Pedro Braga Falcão tem dedicado grande parte da sua investigação à obra de Horácio, incluindo o mestrado e o doutoramento, além de diversos artigos, capítulos de livros e traduções dedicados ao poeta romano. É professor de latim e grego e de temas relacionados com a história das religiões na Universidade Católica Portuguesa. Publica com alguma regularidade a sua própria poesia e aproveita a sua larga experiência e actividade como instrumentista e escritor para conceber vários projectos de diálogo entre literatura, artes de palco e música. 


Ler mais