Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
9,60 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nuno Higino editou o seu primeiro título de poesia em 2000. Este é o sexto título de poesia que publica. 'O VAZIO DO MUNDO' é constituído por 49 poemas todos relativamente curtos (o mais curto tem 5 versos, o mais compridos tem 14). Como acontece em relação aos títulos anteriores, também neste não há propriamente uma continuidade, mas sim a procura de uma nova forma de expressão poética. O autor confessa que estes poemas foram escritos durante um período de cerca de 2 anos, em que leu compulsivamente António Lobo Antunes, pelo que eles carregarão as marcas desse facto. São poemas pouco circunstanciados, sobretudo temporalmente falando, daí o uso insistente dos infinitivos. E alimentam um mistério poético que se expressa em perguntas frequentes, perguntas essenciais, como por exemplo: 'correm atrás de quê as nuvens?'; 'As árvores sabem repartir o sol e a sombra pelas folhas: quem lhes ensinou a justiça?'; 'de que falam os pássaros?'
Poesia contida, mas com uma grande dinâmica hermenêutica e uma frescura colhida nas coisas mais comuns e quotidianas da realidade.

Ler mais

Autor

Nuno Higino

Nuno Higino (Felgueiras, 1960) é licenciado em Teologia e Filosofia e doutorado em Filosofia Estética pela Universidade Complutense de Madrid. É professor de Estética e História da Arte na Universidade Fernando Pessoa, responsável editorial da Letras e Coisas e programador na Casa das Artes de Felgueiras. Escreveu um ensaio sobre José Rodrigues, O terceiro anjo. Anjos em desconstrução, Campodas Letras, 2007; a partir da sua tese de doutoramento, publicou um excerto; Álvaro Siza. Desenhar a hospitalidade, Casa da Arquitectura, 2010; depois a tese na íntegra: Álvaro Siza. Anotações à margem, Nota de Rodapé, 2015. É também o responsável por 2 guias sobre a Igreja de Santa Maria, Marco de Canaveses. Escreveu mais de duas dezenas de títulos para o público infanto-juvenil, editados na LetraseCoisas, Campo das Letras, Caminho, Cenateca e Trinta Por Uma Linha. Tem outros títulos na área da poesia.

Ler mais