Partilhar

Assim e Assado - Textos sobre estética da arte

Nuno Higino

Sujeito a confirmação por parte da editora



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No presente volume são reunidos textos de Nuno Higino sobre estética da arte. São textos que foram escritos nos últimos 15 anos para catálogos, conferências, jornais... Dois deles são originais.

O livro divide-se em 7 secções: 1. Sobre Álvaro Siza; 2. Outros textos sobre arquitectura; 3. Sobre José Rodrigues; 4. Sobre Alberto Péssimo; 5. Outros textos sobre pintura, escultura e desenho; 6. Textos sobre escritores e literatura; 7. Outros textos.

Na introdução, o autor diz que alguns textos deste volume são assim-assim, outros são assado; outros assim e assado. Uns são assim porque não os pôde escrever assado, outros são assado porque não os pôde escrever assim.
Como o próprio autor refere, esta retórica do assim e assado foi-lhe sugerida pela conhecida resposta dada por João César Monteiro quando lhe perguntaram (depois da estreia do filme 'Branca de Neve') porque fez um filme assim? Ele respondeu, como é conhecido: ' fi-lo assim porque não o pude fazer assado'...
Não se trata de crítica da arte mas de estética da arte, reflexões inspiradas nos próprios objectos estéticos e nos sentimentos que eles causaram no autor.

Ler mais

Autor

Nuno Higino

Nuno Higino (Felgueiras, 1960) é licenciado em Teologia e Filosofia e doutorado em Filosofia Estética pela Universidade Complutense de Madrid. É professor de Estética e História da Arte na Universidade Fernando Pessoa, responsável editorial da Letras e Coisas e programador na Casa das Artes de Felgueiras. Escreveu um ensaio sobre José Rodrigues, O terceiro anjo. Anjos em desconstrução, Campodas Letras, 2007; a partir da sua tese de doutoramento, publicou um excerto; Álvaro Siza. Desenhar a hospitalidade, Casa da Arquitectura, 2010; depois a tese na íntegra: Álvaro Siza. Anotações à margem, Nota de Rodapé, 2015. É também o responsável por 2 guias sobre a Igreja de Santa Maria, Marco de Canaveses. Escreveu mais de duas dezenas de títulos para o público infanto-juvenil, editados na LetraseCoisas, Campo das Letras, Caminho, Cenateca e Trinta Por Uma Linha. Tem outros títulos na área da poesia.

Ler mais