Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
11,93 € 14,90 €

Sinopse

«As leis são muito poucas e, no entanto, chegam para as instituições. O que sobretudo os Utopianos desaprovam nos outros povos é a qualidade infinita de volumes de leis e de comentários que, no entanto, não chegam para manter a ordem pública. Consideram uma suprema injustiça algemar os homens com leis demasiado numerosas para que delas possam tomar conhecimento, ou, então, demasiado obscuras para que as possam compreender.»

Por excelência o livro ficcional que mais contribuiu para a filosofia moderna. A descrição da ilha de Utopia feita pelo viajante português Rafael Hitlodeu.

A descrição da sociedade perfeita feita por um viajante português segue-se a uma conversa entre vários personagens verídicos com quem Thomas More se cruzou e que discutem o alfabeto de Utopia, uma linguagem que enforma uma realidade sócio-política perfeita que se vive na ilha de Utopia.

Obra cimeira do pensamento político, a Utopia é um clássico do seu género. A palavra cunhada por Thomas More acabou por se politizar e adquirir significados algo distantes do seu sentido originário: o nome de uma ilha situada em nenhures. “Utopia” passou, assim, a designar, numa acepção positiva, todas as aspirações do Homem, do seu ideal de vida, e todas as visões fantásticas do futuro de abundância e reconciliação das tensões humanas.

Ler mais

Autor(es)

Thomas More

Thomas More utilizou o extraordinário talento literário e uma personalidade fora do comum para tecer duras críticas à sociedade europeia do século XVI.

Ler mais

Miguel Morgado

Miguel Morgado nasceu em Setúbal em 1974. É licenciado em Economia e Mestre e Doutor em Ciência Política. Lecciona actualmente no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Foi Professor Convidado da Universidade de Toronto e ensinou em várias universidades norte-americanas e brasileiras. Entre 2011 e 2015 foi assessor político do Primeiro-Ministro, e de 2015 até 2019 deputado à Assembleia da República. É autor de vários livros, entre os quais Autoridade (FFMS, 2010), Soberania – Dos seus usos e abusos na vida política e de Guerra, Império e Democracia – A ascensão da geopolítica europeia. 

Ler mais