Partilhar

O Papel das Bibliotecas na Investigação Científica

CI – Ciência da Informação

Jorge Revez

Em Stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A publicação deste livro é muito feliz ao constituir uma reflexão aprofundada sobre as perceções que os profissionais das bibliotecas especializadas e do ensino superior e os investigadores de unidades de investigação científica em Portugal têm sobre o papel e o contributo das bibliotecas nos processos de produção e disseminação da ciência. O resultado da análise deste olhar revela desconhecimento mútuo e recomenda a necessidade de aprofundamento de uma relação que de veria ser próxima e intensamente colaborativa. Esta transformação, necessária e urgente, vai depender essencialmente da capacidade de imersão das bibliotecas nos distintos pontos do ciclo de comunicação da ciência, incluindo a sua produção. Sem essa capacidade de reinvenção, frequentemente comprometida pela enorme e histórica fragilidade das bibliotecas portuguesas - mas não apenas as portuguesas – em recursos materiais e humanos, tenderão a per der relevância, exatamente no local onde mais essenciais podem ser.

[Maria Manuel Borges]
***
A relação entre Ciência e Informação é um dos temas-chave da Ciência da Informação, que reconhece que o progresso da ciência é central no desenvolvimento humano, social e económico e que a informação desempenha um papel essencial no suporte a este desenvolvimento. O tema desta investigação são os processos de produção e de disseminação da ciência, abordados através de um objeto de estudo: o papel das bibliotecas na investigação científica. O problema consiste na avaliação do contributo das bibliotecas para o desenvolvimento da ciência, mediante a interrogação do apoio prestado à investigação científica. Para tal, são inquiridas as fontes melhor posicionadas para responder acerca da relação entre a investigação e as bibliotecas. Os atores da investigação são os investigadores e os profissionais da informação, através dos quais se avaliam as particularidades do papel das bibliotecas na investigação científica em Portugal, tomando como caso de estudo as unidades de investigação da Área Metropolitana de Lisboa.
[Jorge Revez]


Ler mais

Autor

Jorge Revez

JORGE REVEZ é Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). É docente do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação (FLUL) desde 2007. Doutorado em Ciência da Informação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Mestre em História Contemporânea (FLUL), Curso de Especialização em Ciências Documentais, Biblioteca e Documentação (FLUL) e Licenciado em História (FLUL). É investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação são a organização da informação, as bibliotecas especializadas e do ensino superior, a investigação científica e o comportamento informacional. É membro da International Society for Knowledge Organization (ISKO) e da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (S O P C O M). É membro da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, integrando os seus Órgãos Sociais desde 2017. Trabalhou como bibliotecário em bibliotecas do ensino superior e em bibliotecas especializadas entre 2003 e 2017. Foi Analista de Informação Criminal entre 2018 e 2020.

Ler mais