Partilhar

Rede de Bibliotecas de Lisboa

Gabriel Filipe Casimiro

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
14,39 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As Bibliotecas Públicas, a exemplo de outras instituições e Organizações, adotaram o modo de organização em rede, especializando-se nos nós, afirmando o individualismo nos processos de trabalho e promovendo a integração nos resultados do conjunto.

A evolução dos modelos de organização e de como se estruturam, e a forma de gerir os processos das Bibliotecas Públicas da capital são o objeto desta obra – Rede de Bibliotecas de Lisboa. Este é, desde logo, um título pertinente, porque incorpora as Bibliotecas Públicas de Lisboa na rede interna, isto é, no âmbito do território do Município, que ultrapassa a instituição municipal, entrando na esfera das competências das juntas de freguesia.

Rede de Bibliotecas de Lisboa é um estudo suportado por uma abordagem sistémica, que se desenvolve na perspetiva da gestão por processos, no âmbito da Gestão da Qualidade. É, também, um estudo abrangente, que contempla um tempo longo, entre 1883 e a atualidade, em que, através de uma leitura diacrónica, permite ao autor identificar a adoção de distintos modelos organizacionais, que se sucedem no tempo: circular (1883-1931), central (1931-2012) e multi-âncora (2012-).

[Carlos Guardado da Silva]

Biblioteca Pública, como organização, não pode ser sustentada em processos e linhas de orientação imutáveis, mas sim sustentada em métodos de gestão válidos que fomentem valores flexíveis numa busca constante pela inovação e constante adaptação dos serviços às necessidades da comunidade.

[Gabriel Filipe Casimiro]

Ler mais

Autor

Gabriel Filipe Casimiro

GABRIEL FILIPE CASIMIRO nasceu a 14 de abril de 1977, em Lisboa. Licenciado em História, Especialização em Ciências documentais, Pós-graduado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais e Mestre em Ciências da Documentação e Informação. Com ligações às Bibliotecas Municipais de Lisboa desde a infância, tendo crescido e vivido numa casa anexa à Biblioteca Palácio Galveias, onde ingressou como estagiário em 1999. Em 2003, começou a exercer funções na Biblioteca Orlando Ribeiro, passando a coordenar a mesma em 2006. A partir de 2007 assumiu a coordenação da Biblioteca Palácio Galveias até 2019, ano em que abra- çou novos desafios profissionais.

Ler mais