Partilhar

Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro vem na sequência de Sete Pássaros Sobre a Laguna, volume publicado em 2020, cujos enredos se processam em confronto com cenários de dois territórios insulares: Veneza no mar Adriático e uma ilha no Oceano Atlântico. Os dois territórios, que se correspondem no sonho das viagens e no fascínio dos horizontes distantes, avultam especialmente em O Inevitável Regresso dos Pássaros, pelo contraste das suas fisionomias e, simultaneamente, pela identificação nos sentimentos que suscitam. Sendo totalmente diversos são, contudo, igualmente amados.

Depois do regresso definitivo, tendo vivido diferentes experiências, os sete protagonistas destas narrativas recorrem a sucessivas memórias, assumindo sempre a metáfora das asas, por inerência à sua condição de multívagos.

Esta circunstância coincide com o tempo irrefutável da última etapa da vida, onde essas memórias se intensificam, ao mesmo tempo que todos procuram encontrar novos modos de continuar a viver. Considerados numa distensão espácio-temporal, os cenários do passado e do presente permanecem numa mesma atualidade.

Apesar da ficção, tal como no primeiro livro, estas personagens são «homens e mulheres reais que afirmam claramente os seus sentimentos em sete histórias breves e credíveis».

Ler mais

Autor

Irene Lucília Andrade

Irene Lucília Andrade, natural do Funchal, licenciou-se em Pintura pela ESBAL em 1968. Tem publicados livros individuais e textos em diversas colectâneas, algumas bilingues (francês e italiano). O conteúdo da revista MARGEM2, nº26 da CMF, com organização de Leonor Martins Coelho é-lhe inteiramente dedicado. A sua obra está digitalizada no volume 1 da Biblioteca do Centro de Estudos de História do Atlântico, coordenação a cargo de Ana Kauppila e Graça Alves. Textos para o público infantil, alguns em suportes musicais e discos compactos com poesia dita fazem parte da sua produção. Publicações em jornais, revistas e livros pedagógicos. Títulos individuais: Poesia – O Pé dentro d´Água, Funchal, 1980; Ilha que é Gente, Funchal, 1986; A mão que amansa os Frutos, Funchal, 1991; Estrada de um Dia Só, Lisboa, 1995; Protesto e Canto de Atena, Leiria, 2001; Água de Mel e Manacá, Porto, 2002; Os Sons Atrás do Mar (disco compacto) 2007. Narrativa – Angélica e a sua Espécie, romance, Ponta Delgada, Açores, 1993; Porque me Lembrei dos Cisnes, romance, Leiria, 2002; A Penteada ou o Fim do Caminho, narrativas, Leiria, 2004; Crónica Breve da Cidade Anónima – À hora do Tordo, narrativas, 2008 (Funchal, 500 anos); Da Fábula…ao Mote, crónicas, V. Nova de Gaia, 2011; Um Lugar para os Dias, diário, Lisboa, 2013. Colabora desde 2015 no Fórum do Jornal on-line Funchal Notícias.

Ler mais