Partilhar

18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro reúne um conjunto de textos sobre os temas da etnicidade, do racismo, do nacionalismo e das minorias étnicas. Começa, na primeira parte, por fazer uma revisitação crítica das diversas teorias sobre o racismo, seguida de uma reflexão socio-antropológica e histórica acerca das ligações entre racismo e nacionalismo. A reflexão teórica multidimensional multinível debruça-se em seguida sobre as intersecções entre etnicidade e classe, o papel dos estereótipos e diversas expressões do racismo na modernidade.
Na segunda parte analisa-se o fenómeno migratório, as desigualdades que acompanham a condição migrante, e reflete-se sobre os contornos da etnicidade e do hibridismo cultural no contexto (pós)colonial português.
Abordam-se, em seguida, os processos de discriminação e estigmatização de que são alvo os ciganos, prestando-se uma atenção especial ao contexto escolar. A finalizar, abordam-se comparativamente os desempenhos escolares de filhos de famílias autóctones e imigrantes em Portugal e na Catalunha.

Ler mais

Autor(es)

José Manuel Sobral

Ler mais

Manuel Carlos Silva

Manuel Carlos Silva – Doutorado pela Universidade de Amesterdão em Ciências Sociais e Políticas. Professor catedrático e Diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) na Universidade do Minho (2002 - 2014). Distinguido com o Prémio Sedas Nunes pela obra "Resistir e Adaptar-se" (1998, Afrontamento) sobre o campesinato, tem publicado sobre o rural-urbano, desenvolvimento e desigualdades sociais (de classe, étnicas e género). (Co)organizador de Congressos nacionais e internacionais, foi Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (2010-2012).

Ler mais