Partilhar

O Ensino na Escola de Hoje

Feliciano H. Veiga

Em Stock


Desconto: 20%
26,00 € 32,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Num tempo como o que os povos têm atravessado, faz calafrios o que se ouve quando se pergunta Quantas vítimas já fez no mundo o ensino que não houve e o ensino que se teve?
Este livro inclui conteúdos escolares, no ensino básico, que vão da matemática, às línguas, às ciências, às artes visuais, à educação física, à história e à geografia, enquadrados pelos currículos e pela avaliação. Situa-se no âmbito da formação de professores - didática, psicológica e pedagógica -, tendo como destinatários todos aqueles que desejam compreender melhor as questões do ensino e da aprendizagem em contexto escolar.
Contribuir para capacitar os professores para a realização do ensino, com aprendizagem significativa e desenvolvimento psicossocial dos alunos, constitui objetivo primordial. Espera-se que quem vier a ler este livro encontre nele conteúdos úteis e, também, que depare com ideias e com motivos para — enquanto de uma vítima sequer se ouvir falar na história — sonhar com o que poderá vir a ser o ensino numa escola para todos. Creio que isso ocorrerá tanto mais, quanto mais formos capazes de entender o que significa um brinquedo para uma criança ou de vislumbrar cibos de infinito entre as cores de um quadro de Matisse ou de Kandinsky. Em suma, como deverá ser o ensino numa escola para todos afigura-se-me uma questão gigante e eterna.

Feliciano Veiga

Ler mais

Autor

Feliciano H. Veiga

FELICIANO H. VEIGA, natural de Soutelo do Douro, é doutorado em Psicologia da Educação (1991), pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), onde lecciona. É autor do livro Transgressão e Autoconceito dos Jovens na Escola (1995), do livro com o título Feições de Paideia: Pedaços de Psicologia Poética (2000), de capítulos de livros, de vários artigos e tem apresentado diversas comunicações em congressos nacionais e internacionais. Membro do Centro de Investigação em Educação da FCUL, tem realizado projectos de inovação educacional e investigação sobre a realização dos jovens e dos professores. É presidente do Conselho da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. É membro do Conselho Executivo da Federação Nacional da Educação (FNE). Tem vários poemas publicados em antologias de Poesia Portuguesa Contemporânea, versado sobretudo temas ligados à Educação. Em 1999, foi eleito presidente do Comité Ibero-Latino-Americano da International School Psychology Association.

Ler mais