Partilhar

21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Tens noção de que, quando acordares de manhã, vinte mil homens podem ter sido mortos?»

Winston Churchill para Clementine Churchill, 5 de junho de 1944.

Ao romper da aurora de 6 de junho de 1944, inicia-se o desembarque da maior armada alguma vez reunida.

Durante a noite, os paraquedistas da 6.ª Divisão Aerotransportada britânica asseguram o flanco oriental da zona de desembarque, enquanto as 82.ª e 101.ª Divisões Aerotransportadas dos Estados Unidos da América asseguram o flanco ocidental, para evitar os contra-ataques alemães. A batalha, com o nome de código Operação Overlord, começava assim a tomar forma.

Quando a Grã-Bretanha acorda com a notícia do desembarque, é sobre os ombros do primeiro-ministro, Winston Churchill, que recai a expetativa de uma declaração formal à Câmara dos Comuns. Churchill tem consciência da sua responsabilidade para com os soldados britânicos e os civis franceses, sabe que os opositores políticos irão questionar a sua liderança…, mas também, mais do que ninguém, está ciente dos seus pensamentos mais íntimos, das deliberações e das decisões que tem tomado e continuará a tomar neste dia.

Tudo está em jogo.

Allen Packwood, um dos maiores especialistas mundiais em Churchill, e Richard Dannatt, antigo general do exército britânico, narram e analisam a épica tomada de decisões de Winston Churchill antes, durante e depois do Dia D. Reproduzindo documentos e cartas fundamentais do Arquivo de Churchill e de outras coleções, este livro faz-nos recuar no tempo e permite-nos testemunhar o desenrolar dos acontecimentos, narrando por dentro a história da conceção, do planeamento e da execução dos desembarques do Dia D, de uma forma única e oficial.

Uma história viva do Dia D. Uma oportunidade única para os leitores viverem a Invasão da Normandia, tal como o próprio Bulldog britânico a viveu.


Ler mais

Autor(es)

Allen Packwood

É membro do Churchill College, Cambridge, e arquivista e responsável pelo acervo do histórico Churchill Archives Centre, onde trabalha desde setembro de 1995. Allen foi cocurador de Churchill and the Great Republic, uma exposição da Biblioteca do Congresso, em Washington, que decorreu de fevereiro a julho de 2004, e de Churchill: The Power of Words, uma exposição da Biblioteca Morgan, em Nova Iorque, patente de junho a setembro de 2012. Trabalha em estreita colaboração com a International

Churchill Society e com o espólio de Winston S. Churchill. Allen Packwood editou o recente guia do Centro de Arquivos de Churchill e tem dado muitas palestras sobre Churchill no Reino Unido e nos Estados Unidos. É membro da Royal Historical Society.

Ler mais

Richard Dannatt

É um militar britânico reformado que foi general e chefe do Estado--Maior das Forças Armadas Britânicas. De 1994 a 1996, comandou a 4.ª Brigada Blindada na Alemanha e na Bósnia. Em 2000, regressou à Bósnia como comandante-adjunto das Operações da Força de Estabilização e, de 2001 a 2002, foi chefe-adjunto do Estado-Maior do Ministério da Defesa, antes de assumir o comando do Corpo Aliado de Reação Rápida da NATO. Em 2005, tornou-se comandante-em-chefe do Comando Terrestre. Richard Dannat tornou-se chefe do Estado-Maior em 2006, liderando o Exército Britânico durante o período mais difícil do pós-guerra, quando travou duas guerras no Iraque e no Afeganistão. Em 2009, Sua Majestade a Rainha nomeou-o Condestável

da Torre de Londres e, em 2010, foi nomeado Crossbencher da Câmara dos Lordes. Lord Dannatt é Presidente do Trustees of the British Normandy Memorial, o foco das atividades. de comemoração do 80.º aniversário do Dia D.


Ler mais