Partilhar

O da Joana Paternidades - Falhadas - Vol. II

Valério Romão

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

O da Joana conta o drama de uma mulher que aos sete meses de gestação vê rebentarem-lhe as águas e chega ao hospital a pensar que vai ter um parto prematuro. Desde o começo, Valério Romão joga com o leitor: nem sempre sabemos se o que está a acontecer é realidade ou só se se passa na cabeça da personagem.

A relação entre pais e filhos, entre médico e doente, os hospitais, o modo como lidamos com a doença, a morte e a dor, o dia-a-dia de famílias que se vão desfazendo são alguns dos temas da obra de Valério Romão. O escritor quis tratar de Paternidades Falhadas, mas dá-nos o retrato de uma geração desiludida, sem sentimentalismos e numa linguagem crua, quase sem nos dar tempo para respirar."

Isabel Coutinho, Público, Agosto 2013

"Valério descreve tudo com minúcia, numa prosa rápida, elástica, abrangente, feita de panorâmicas e zooms, como num documentário que a National Geographic fizesse sobre nós, humanos, esses primatas no fundo tão semelhantes nas suas "pulsões mais profundas e genuínas". Fala-se, por exemplo, do "magnetismo" primário que faz com que as mães sejam atraídas pelo choro dos filhos, seguindo o instinto de "um coração feminino devidamente calibrado". E é aqui que a história inicia o seu deslize para um "alto-mar existencial no qual tudo quanto há se desnuda na inexistência de terra firme"."

José Mário Silva, Expresso, Agosto 2013

"Com um sentido notável do detalhe, uma utilização original da metáfora, e sem perder nunca o ritmo da frase e do encadeado, numa partitura acidentada, entre o discurso direto e o indireto, o meta texto e a oralidade crua, numa sequência galopante, como um coração de feto prematuro, num aparelho de CTG, o livro abre com uma cena salomónica fortíssima, depois das ilustrações, também feitas a bisturi de Alex Gozblau."

Ana Margarida de Carvalho, Visão, Setembro 2013


Ler mais

Autor

Valério Romão

Nasceu em França em 1974. Licenciou-se em Filosofia pela FCSH UNL. Escreve romances (Autismo, Cair para Dentro), contos (Facas, da Família, Dez razões para aspirar a ser gato) e peças de teatro (A Mala, Macha). É publicado também no Brasil, na Colômbia, em Itália e França, onde foi finalista do Prix Femina de 2016, com Autisme.

Ler mais