Partilhar

Natureza, Cultura e Desigualdades - Uma Perspetiva Comparada e Histórica

Thomas Piketty

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
11,16 € 13,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A desigualdade tem origens extraordinariamente diversas, intimamente relacionadas com o momento histórico e o contexto social em análise. Um debate antigo contrapõe fatores culturais, como seriam políticas educativas e fiscais, a fatores naturais, como os recursos geográficos ou um qualquer talento inato, para destrinçar a origem de clivagens sociais e económicas tão expressivas e dispersas no tempo e no espaço.

Para compreender esta discussão, porém, é vital analisar os fatores que têm contribuído para o fenómeno e as múltiplas trajetórias socioeconómicas, políticas, culturais e religiosas a que está ligado.

Neste texto breve, Thomas Piketty apresenta uma síntese dinâmica e muito pertinente do seu trabalho: abordando temas tão variados como a educação, o património, o sistema fiscal, a crise climática ou a desigualdade de género, refuta a existência das ""causas naturais"" para a desigualdade e demonstra como o caminho para a igualdade só pode ser feito através da luta social e política.


Ler mais

Amostra

Autor

Thomas Piketty

Thomas Piketty nasceu em França em 1971. Enquanto economista e professor universitário na École des Hautes Études en Sciences Sociales, o seu trabalho incide sobre a distribuição de riqueza e a desigualdade de rendimentos.

Entre os seus livros mais importantes encontram-se o bestseller O capital no século XXI (2013), onde analisa em profundidade a questão da concentração e distribuição de riqueza nos últimos 250 anos, Uma breve história da igualdade e Capital e Ideologia.

Ler mais