Partilhar

Mulheres Africanas em Trânsito - Homenagem a Alda Lara

Magma

Ana Paula Tavares, Rosa Fina, Fábio Silva, Marco Bucaioni

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro destaca e escuta o trabalho de mulheres de gerações diferentes, oriundas dos países africanos onde se fala a língua portuguesa e que por circunstâncias diversas construíram a sua obra ou parte dela fora dos seus locais de origem. É assim um livro de viagens, de exílio e suspensão, mas também de resgate da memória que ordena a vida e os seus territórios móveis e os transforma em matéria da escrita. Vários investigadores e investigadoras refletem sobre os diferentes domínios da arte e da escrita das mulheres em trânsito e das diferentes possibilidades de leitura que os textos oferecem. Toda a teoria sobre minorias, fronteiras, estudos decoloniais, discurso feminista, é aqui convocada para instaurar um novo olhar sobre a produção do exílio.

A Alda Lara, poetisa angolana de produção intervalar, é aqui concedido um lugar especial de regresso à sua vida e sua escrita.

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Ana Paula Tavares

Ana Paula Tavares nasceu na Huíla, Sul de Angola, em 1952.É historiadora, com doutoramento em Antropologia da História pela Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido o grau de Mestre em Literaturas Brasileiras e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa. Paula Tavares é júri do Prémio LeYa.  

Ler mais

Rosa Fina

Ler mais

Fábio Silva

Ler mais

Marco Bucaioni

Ler mais