Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
9,60 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Partir. Partir em viagem. Partir sem ponto de partida nem de che- gada. Partir simplesmente... de barco, avião, carro... pouco im- porta. Só partir é importante, sabendo que não há distância entre o longe e o perto. Partir... perder-se no labirinto dos lugares, deixar-se levar pelo ziguezague de tempos sem data, encontros e reencontros de rostos, muitos rostos, sem nome, mas muitas his- tórias sussurradas, num transbordar permanente dos sentidos, tal como o rio que une e separa, aquele rio onde todos os rios do mundo vão desaguar. E Kilimanjaro. Só ele montanha. Só ele com encosta e cimo. Só ele a memória perfumada!

Vida de vidas vividas em África, sempre África, esteja onde a(s) Africana(s) esteja(m). África como pulsão. África como identidade que, por intermédio da(s) Africana(s), contamina quem toca. Aquela África serena e próxima, grávida de dignidade e, logo, li- berdade e igualdade, que busca a coerência do amanhã no que prometeu ontem. A África que o embondeiro anuncia na estranha persistência da espera do amanhecer. 12
O texto As Africanas é tudo isto e muito mais. É um grito de paz pela terra amada, pelas vidas doadas. É um perder-se na penumbra mnésica para se encontrar algures no inconfundível cheiro a terra molhada e calor familiar.
[Prefácio de Maria da Glória Garcia]


Ler mais

Autor

Fátima Moura Roque

FÁTIMA MOURA ROQUE nascida em Luanda em 1951, é licenciada em Economia pela Universidade de Luanda e doutorada em Econometria e Economia Monetária Internacional pela Universidade de Witswatersrand (África do Sul). É autora de vários livros sobre Angola e sobre África, e de uma centena de trabalhos de investigação e artigos académicos. É membro fundador da Ordem dos Economistas é, também, membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, académica-correspondente estrangeira da Academia Internacional da Cultura Portuguesa desde 2009 e académica-correspondente estrangeira da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa. Em 2009 recebeu o Prémio de Mérito atribuído pelo governo de Angola na categoria de activismo social e, em 1998, foi condecorada Lady Comman-der of the Order of Knights of Malta.

Ler mais