Detalhes do Produto
- Editora: Tinta da China
- Categorias:
- Ano: 2022
- ISBN: 9789896717025
- Número de páginas: 224
- Capa: Brochada
Sinopse
O último romance de Machado de Assis marca o nascimento de uma NOVA COLECÇÃO da Tinta-da-china, dedicada ao melhor da literatura brasileira e coordenada por Abel Barros Baptista e Clara Rowland.
Memorial de Aires é o último romance de Machado de Assis, publicado no ano da sua morte (1908). Obra extremamente depurada, é a segunda atribuída ao conselheiro Aires, diplomata aposentado, que apareceu no romance anterior, Esaú e Jacó (1904), onde é personagem e autor ficcional. Agora, escreve um conjunto de anotações quotidianas, o Memorial, nos anos de 1888 e 1889. No cenário da abolição da escravatura,
Aires é uma figura complexa como testemunha e comentador: acompanha o velho casal Aguiar e a sua orfandade às avessas, enquanto na escrita se dedica à bela viúva Fidélia, e se envolve nos meandros divagantes do seu próprio e inesperado desejo. Ao mesmo tempo terno e cruel, o livro oscila entre o apontamento disperso e a narrativa escorreita, sempre contido e conciso, enquanto a sombra discreta do Fausto perpassa melancólica, quase indiferente…