Partilhar

Manifestações Culturais São-Tomenses – Apontamentos, Comentários, Reflexões

Lúcio Neto Amado

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
15,30 € 17,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta é a terceira edição de uma obra que surgiu a partir de uma ideia que o autor teve ao contemplar um grupo de miúdos que tentava imitar, de uma forma desajeitada, gestos de uma dança de São Tomé e Príncipe, numa representação feita no bairro onde residiam. (…)A terceira edição surge assim como uma singela homenagem a todos os actores culturais do arquipélago de São Tomé e Príncipe que lutam, no quotidiano, com dificuldades, acrescidas relativamente ao esquecimento a que a Cultura parece estar votada. Exemplo disso é a falta de estudiosos das Línguas Nacionais. Existe um grupo reduzido de “carolas” que lutam com tenacidade para que as línguas faladas pelos nossos antepassados não caiam, definitivamente, no esquecimento.

O conjunto de recolhas que constitui a presente obra traduz a preocupação de fixar aspectos das manifestações culturais São-Tomenses como contributo para a exploração das suas características no contexto africano e europeu e seu enquadramento no espaço da lusofonia. Manifestações Culturais São-Tomenses (apontamentos, comentários, reflexões) apresenta reflexões... sobre outras manifestações culturais instituídas, convida(ndo) a ter em conta quer a vida política, quer a vida social [no sentido abrangente do termo], porque na verdade, as situações, por vezes caricatas, que surgem no dia-a-dia das populações das duas ilhas, configuram uma dinâmica de convivência em que a ostentação e opulência convivem paredes-meias com a pobreza extrema.

Ler mais

Autor

Lúcio Neto Amado

Nasceu na Freguesia da Conceição, ilha de São Tomé (São Tomé e Príncipe). Fez os estudos primários em São Tomé e liceal em São Tomé e em Lisboa.

É Professor de Educação Física de profissão – Licenciado em Educação Física e em Sociologia. Leccionou em Angola, em Timor-Leste, em Portugal e em São Tomé e Príncipe.

Obras publicadas: “Manifestações Culturais São-Tomenses – apontamentos, comentários, reflecções”, 2011; “Os Mares do meu Arquipélago“, 2012; “O Labirinto da Esperança”, 2014; "História da Educação em São Tomé e Príncipe", 2018 e Maria das Tormentas, 2019.

Ler mais