Partilhar

História da Educação no Arquipélago de São Tomé e Príncipe - O Ensino Primário, da Escola Pública à «Escola do Mato»

Lúcio Neto Amado

Sujeito a confirmação por parte da editora



+5% em Cartão Almedina
18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A educação, a oferta educativa, sua matriz política e social, no arquipélago do Golfo da Guiné no contexto colonial – eis interessante tema que o autor, Professor Lúcio Amado, ora se propõe abordar, com rara amplitude e minúcia cronológica devotadas à história da educação em S. Tomé e Príncipe durante aquele período.
Pese embora não ser de todo dimensionável a importância social da educação, consideramos absolutamente oportuna e enriquecedora a presente obra, iniciativa tanto mais admirável quanto o seu autor provém do núcleo dos que, com sabedoria, sacrifício e muita paciência se dedicam ao maravilhoso mister de ensinar e educar.
[Natália Umbelina, in Prefácio]

A abordagem principal do presente livro centra-se na Escola Primária oficial e na outra escola projectada pelos nativos, conhecida como “Escola de Mato”.
Presume-se que a “Escola de Mato” tenha surgido, nas ilhas, nos finais do século XIX, princípios do século XX. Ela tem uma longa história contada pelos anciãos, muitos deles já falecidos, e por outros actores mais recentes que se sentaram nos improvisados bancos dessa Escola frequentada, apenas pelos nativos de São Tomé e Príncipe.

Ler mais

Autor

Lúcio Neto Amado

Nasceu na Freguesia da Conceição, ilha de São Tomé (São Tomé e Príncipe). Fez os estudos primários em São Tomé e liceal em São Tomé e em Lisboa.

É Professor de Educação Física de profissão – Licenciado em Educação Física e em Sociologia. Leccionou em Angola, em Timor-Leste, em Portugal e em São Tomé e Príncipe.

Obras publicadas: “Manifestações Culturais São-Tomenses – apontamentos, comentários, reflecções”, 2011; “Os Mares do meu Arquipélago“, 2012; “O Labirinto da Esperança”, 2014; "História da Educação em São Tomé e Príncipe", 2018 e Maria das Tormentas, 2019.

Ler mais