Partilhar

Desconto: 10%
18,01 € 20,01 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Edição conjunta da Maldoror e da Língua Morta, com organização, introdução e notas de Zetho Cunha Gonçalves, neste Luz Central estão reunidos os quatro ensaios publicados por Ernesto Sampaio, Luz Central; Para Uma Cultura Fascinante; O Sal Vertido e Ideias Lebres, aos quais se acrescenta uma boa soma de textos «dispersos e olvidados», mais um apêndice, com duas das raras entrevistas dadas pelo autor.

«É nessa categoria rara, raríssima, de livros mágicos "vindos do outro lado do tempo" e "escritos no interior de um sonho" (Le Clézio) que esta Luz Central fulgura: jóia fabulosa e fulminante, que se toca, não em leitura única e arrumada logo à pressa para nunca mais, mas em contínua releitura de entusiasmo aprendiz e sage "entre as passagens negras do esquecimento".» [Da «Introdução» de Zetho Cunha Gonçalves]

Ler mais

Autor

Ernesto Sampaio

Ernesto Sampaio nasceu em Lisboa em 1935. Considera a sua terra natal horrível, infestada de provincianos, de bimbos criminosos, mas mesmo assim, pelo menos a Ocidente, nunca viu outra melhor.

Infância e adolescência um tanto pasmadas: foi quase sempre o último da classe até que de repente passou a ser o primeiro. Nesse mesmo ano abandonou os estudos e partiu à aventura. Voltou arrependido.

Depois, como toda a gente, aceitou a canga do trabalho e deixou-se esticar pela roda infatigável do hábito e da rotina: foi actor, bibliotecário, jornalista, professor do ensino secundário, entre outras desvairadas profissões, mas agora deixou-se disso. Ninguém sabe de que vive, nem sequer ele próprio, embora viva bem. […] 

Ler mais