Partilhar

Desconto: 10%
4,51 € 5,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Num ano crucial para decisões sobre o meio ambiente, um Papa consagra, pela primeira vez, uma encíclica às questões ambientais, reconhecendo que o tema ecológico é um importantíssimo desafio para a humanidade. Em janeiro passado, num encontro com jovens em Manila (Filipinas), o Papa já dera o mote: «Temos necessidade de ver, com os olhos da fé, a beleza do plano de salvação de Deus, a ligação entre o ambiente natural e a dignidade da pessoa humana» (18 de janeiro de 2015). Essa mensagem seria reforçada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, na sua alocução aos membros da Academia Pontifícia das Ciências, a 28 de abril de 2015, em que sublinhava também a dimensão moral da proteção do ambiente. A Igreja e a ONU unem-se na defesa do nosso planeta. A nova encíclica de Francisco, inspirando-se no Cântico das criaturas, de São Francisco de Assis - Laudato si’, mi’ Signore -, que em 1979 havia sido proclamado por João Paulo II «Padroeiro dos Ecologistas», é um urgente apelo à preservação da Terra e da vida, através da qual a Igreja procura também influenciar os trabalhos da próxima Conferência de Paris sobre o Clima (7-8 de dezembro de 2015). Nesse encontro mundial, espera-se alcançar, pela primeira vez, um acordo global juridicamente constringente para todos, de modo a manter o aquecimento global abaixo dos 2 ºC.
«A relação íntima entre os pobres e a fragilidade do Planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do paradigma que deriva da tecnologia, a busca de outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a grave responsabilidade da política, a cultura do descarte e a proposta de um novo estilo de vida» (LS, 16) são os eixos da nova encíclica, inspirada na sensibilidade ecológica de Francisco de Assis.

Ler mais

Autor

Papa Francisco

Nasceu em Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936. É o primeiro papa nascido no continente americano, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e também o primeiro papa jesuíta da história. Tornou-se Arcebispo de Buenos Aires em 28 de fevereiro de 1998 e cardeal-presbítero em 21 de fevereiro de 2001, foi eleito papa em 13 de março de 2013.


Ler mais