Partilhar

Laocoonte - Ou Sobre as Fronteiras da Pintura e Poesia

Gotthold Ephraim Lessing

Evento disponível
Lançamento do livro «Laocoonte», de G.E. Lessing, com a presença do tradutor

Em Stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Laocoonte ou sobre as Fronteiras da Pintura e Poesia (1766), obra fundadora da estética moderna, moldou desde a sua publicação debates em torno da crítica e da teoria da percepção, influenciando áreas como a teoria da literatura e a história de arte. Estudo sobre o famoso grupo escultórico, provavelmente do século II a.C. - que retrata o suplício do sacerdote troiano e dos seus filhos, episódio narrado por Vergílio na Eneida -, Laocoonte foi um dos primeiros ensaios a abordar a natureza da poesia, como arte do tempo, e da pintura, como arte do espaço, traçando os seus limites, diferenças e domínios específicos, ao mesmo tempo que operou uma verdadeira libertação do ut pictura poesis horaciano.

Laocoonte, numa prosa eloquente e de finíssima ironia, continua a suscitar vivas reflexões sobre o sentido da experiência artística.

Ler mais

Autor

Gotthold Ephraim Lessing

Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781) foi um dos maiores vultos do Iluminismo alemão. A sua sensibilidade crítica e talento filosófico valeram-lhe rasgados elogios de Goethe, Herder e, mais tarde, de Kierkegaard e Nietzsche. Numa Alemanha fragmentada e dominada pelo chamado despotismo esclarecido, cursou Medicina e Teologia, repartiu a vida entre Leipzig, Hamburgo e Berlim, e consagrou-se à defesa da tolerância religiosa, designadamente nos diálogos Ernst und Falk (1778). Envolveu-se em intensas polémicas literárias e sociais, nas quais se destacou pelo espírito incisivo e argúcia; o seu combate contra o anti-semitismo valeu-lhe dissabores e perseguições da Igreja. Renovador do teatro alemão, com a Dramaturgia de Hamburgo (1767-1769) e o drama Minna von Barnhelm (1767), G. E. Lessing foi a crítica viva da sua época, em prol de uma fraternidade universal que suplantasse dogmatismos e ortodoxias.

Ler mais