Partilhar

John Kenneth Galbraith e o Campo da Economia Norte-Americana - Esboço de Análise Sociológica

José Madureira Pinto

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
21,60 € 24,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro apresenta os resultados de um estudo, realizado na perspetiva da sociologia da ciência, sobre a obra e o trajeto académico-profissional do economista John Kenneth Galbraith. Autor, entre outros trabalhos, de American Capitalism (1952), The Affluent Society (1958), The New Industrial State (1967) e Economics and the Public Purpose (1973), quatro livros que, quando foram publicados, suscitaram muito interesse e forte polémica dentro e fora do universo dos economistas, JOHN KENNETH GALBRAITH DISTINGUIU-SE PELAS CRÍTICAS COM QUE FUSTIGOU A ECONOMIA DE TRADIÇÃO CLÁSSICA E A «SABEDORIA CONVENCIONAL» A ELA ASSOCIADA, BEM COMO PELAS ORIGINAIS PROPOSTAS DE CARACTERIZAÇÃO DAS SOCIEDADES DE CAPITALISMO INDUSTRIAL AVANÇADO QUE FORMULOU.

Destacam-se, neste âmbito, as considerações que desenvolveu sobre riscos ambientais associados ao crescimento económico, sobre o desequilíbrio entre provisão privada e provisão pública de bens e serviços instalado nas economias contemporâneas, sobre a dependência face às exigências do complexo militar-industrial a que o capitalismo terá progressivamente cedido, sobre a tendência do pensamento dominante para desvalorizar ou elidir a contribuição das mulheres no processo de desenvolvimento, sobre, enfim, as nefastas consequências sociais induzidas pela reprodução de fortes desigualdades na distribuição de rendimentos.

TENDO MUITAS DAS INTERPRETAÇÕES E PROPOSTAS POLÍTICAS ELABORADAS POR GALBRAITH NAS REFERIDAS OBRAS DEIXADO DE SUSCITAR, NAS DÉCADAS POSTERIORES À SUA PUBLICAÇÃO, O INTERESSE ANTES ALCANÇADO (um facto que, por sua vez, será imputável quer à mudança de rumo assumida, entretanto, pelo corpo de ideias económicas dominante, quer ao tipo de relacionamento que o economista foi mantendo com a esfera política e outras instâncias não-académicas), a verdade é que ELAS READQUIREM, NOS TEMPOS QUE CORREM, NOTÓRIA PERTINÊNCIA. Para tentar restituir a especificidade do pensamento galbraithiano e o lugar que este foi ocupando no campo da Economia, deu-se atenção, ao longo do livro, às origens familiares, ao percurso escolar e a outros elementos biográficos que terão estado na génese dos conceitos e disposições crítico-reflexivas interiorizados por John Kenneth Galbraith no início da carreira; mas foram tidas igualmente em conta a estrutura, as grandes tendências de desenvolvimento e as conjunturas críticas de múltiplos sistemas de relações intelectuais, institucionais e sociais que, ao longo do passado século, intervieram (tantas vezes sob a forma de lutas entre posições instituídas, insurgentes, dominadas ou tão só emergentes) na configuração dos mundos académico, profissional e político com que Galbraith se cruzou.

Ler mais

Autor

José Madureira Pinto

Nasceu em S. João da Madeira (1946); licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia do Porto (FEP) em 1968; foi membro do Gabinete de Investigações Sociais (GIS) e Assistente do Instituto Superior de Economia (ISE) e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) (Lisboa, 1971-1974); doutorou-se em Sociologia no ISCTE em 1983, com uma dissertação sobre «Estruturas Sociais e Práticas Simbólico-Ideológicas nos Campos»; foi docente e membro do Grupo de Ciências Sociais da FEP (1974-2008) e, temporariamente, docente do Curso de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; obteve Agregação em Ciências Sociais na FEP em 1992, onde permaneceu como Professor Catedrático até à Aposentação, em 2008. Presidiu à Associação Portuguesa de Sociologia no período 1990-1994. Coordenou a Área de Sociologia na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) (1993-1996). Foi Consultor do Presidente Jorge Sampaio para as Questões de «Economia, Desenvolvimento e Sociedade» (1996-2005).

É Investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto desde 2004.

Dirigiu a revista Cadernos de Ciências Sociais, publicada por Edições Afrontamento.

Coordenou investigações sobre «Trabalho e Trabalhadores na Construção Civil» (JNICT), «Desqualificação e Integração Social na Indústria da Construção» (FCT) e «Mudanças Sociais numa Coletividade Local do Noroeste Português» (FCT).

Publicou vários livros com chancela da Editorial Presença e das Edições Afrontamento.

Ler mais