Partilhar

Economia e Sociedade - Textos Seleccionados

Karl Polanyi

Em Stock



Desconto: 10%
19,80 € 22,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Compilação de alguns dos ensaios mais importantes de um dos maiores pensadores do século XX.

«Karl Polanyi é considerado um dos cientistas sociais mais influentes dos nossos tempos. O seu livro seminal, A Grande Transformação, integra o rol dos clássicos do século XX. Polanyi foi inicialmente reconhecido como antropólogo económico e historiador. Mais tarde, a sua obra passou a integrar o discurso de disciplinas como a sociologia, o direito e a ciência política. Por fim, e em especial desde o começo da crise económica e financeira em 2007-2008, tornou-se um ponto de referência indispensável de uma discussão pública mais ampla. Em todo o mundo, intelectuais proeminentes referem-no como fonte de inspiração. Com base nos seus textos, economistas, cientistas sociais e activistas passaram a contestar as tendências actuais da globalização, privatização e desregulação de cariz neoliberal. O relatório Trade and Development Report de 2016, da Conferência das Nações Unidas com o mesmo nome, descreve a situação actual como “um ‘período Polanyi’, em que o quadro regulatório e normativo de que dependem os mercados saudáveis, já de si distorcido, está a começar a ceder (…) A confiança na liderança política está em mínimos históricos, precisamente quando nunca foi tão necessária uma acção política decisiva”..»

Esta compilação reúne alguns dos ensaios e dos artigos mais importantes que o Autor escreveu e que ainda não haviam sido coligidos em livro, tendo alguns deles sido publicados em revistas de língua alemã. Abordam temas tão diversos como a ascensão e a difusão do fascismo (bem como o estudo e análise das suas raízes histórico-filosóficas), o ambiente político em transformação na Áustria, o aprofundamento das razões do colapso económico, o conflito entre a sociedade e o sistema de mercado ou a questão da liberdade. No fundo, reflectem um espírito ecléctico, com interesses variados e um olhar crítico ímpar.

Ler mais

Autor

Karl Polanyi

Karl Paul Polanyi nasceu em Viena, Austria, em 26 de Outubro de 1886, e faleceu no Canadá, em Ontário, a 23 de abril de 1964. Foi um filósofo, historiador da economia e antropólogo conhecido pela sua resistência ao pensamento económico tradicional. Polanyi é considerado o criador do substantivismo, uma abordagem cultural para a economia que destaca a forma como as economias estão inseridos na sociedade e na cultura. Esta visão, apesar de contrariar as teorias económicas mais comuns, foi bem acolhida pela Antropologia, pela Sociologia Económica e pela Ciência Política.

Ler mais