Partilhar

Investigações Estéticas - Ensaios de Filosofia da Arte

Jerrold Levinson, VITOR GUERREIRO, Aires Almeida

Em Stock



Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A presente antologia reúne SETE ENSAIOS DE UM DOS MAIS IMPORTANTES FILÓSOFOS DA ARTE DAS ÚLTIMAS DÉCADAS, Jerrold Levinson.

O próprio autor sugeriu o título Investigações EstéticasEnsaios de Filosofia da Arte, uma vez que neste livro se reúnem TEXTOS QUE NÃO SE ENCONTRAM REUNIDOS EM QUALQUER OUTRO VOLUME, SEJA EM LÍNGUA INGLESA OU EM QUALQUER OUTRA.

«Levinson tem um talento especial para articular pontos de vista interessantes sobre uma variedade de tópicos, escrevendo ensaios que logo se tornam leitura obrigatória». Notre Dame Philosophical Review

«Para voltar, mais uma vez, ao velho cliché, ninguém interessado na área pode deixar de ler […] Levinson». Peter Kivy

«Quem se interessa por estética filosófica tem muito a agradecer a Jerrold Levinson. Os seus artigos sobre vários tópicos da estética são de leitura obrigatória». Derek Matravers

Ler mais

Autor(es)

Jerrold Levinson

(n. 1948) é natural de Brooklyn, Nova Iorque, e Professor Emérito de filosofia na Universidade do Maryland. É um dos mais destacados filósofos contemporâneos da arte, com uma obra muito influente na estética e na filosofia da arte em geral, mas também em áreas mais especializadas como a filosofia da música, do cinema e do humor. Entre os temas que mais tem desenvolvido estão o da definição da arte, da natureza das propriedades estéticas, da expressividade musical, das reacções emocionais à arte, da natureza da interpretação literária e da ontologia das obras de arte. Os seus interesses mais recentes incluem a natureza do humor, o valor intrínseco, a moralidade sexual, a improvisação no jazz, a especificidade expressiva do jazz, a ética das anedotas, a análise do valor artístico e a diversidade da beleza visual. Entretanto, Levinson tem sido convidado como professor ou professor visitante em universidades de diversos países, como a Inglaterra, Nova Zelândia, França, Bélgica, Suíça e também Portugal. Foi presidente da American Society for Aesthetics e, em 2010,foi galardoado com o Prémio Internacional da Società Italiana d’Estetica. Nas horas vagas é cantor de jazz.

Ler mais

VITOR GUERREIRO

Natural do Barreiro e professor auxiliar convidado de Estética na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se doutorou com uma tese sobre filosofia da música, The Art of Tonal Sound, recentemente publicada pelo Instituto de Filosofia da mesma universidade. Traduz filosofia, entre outras coisas, desde 2005. Organizou e traduziu a colectânea de textos Filosofia da música: Uma antologia (Dinalivro, 2014).

Ler mais

Aires Almeida

Mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa, professor da E. S. Manuel Teixeira Gomes (Portimão) e membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. É autor de O Valor Cognitivo da Arte (CFUL, 2010), co-autor de Textos e Problemas de Filosofia (Plátano, 2006) e organizador do Dicionário Escolar de Filosofia (Plátano, 2009), além de co-autor de outros livros didácticos e de divulgação.

Ler mais