Partilhar

Introdução ao Desenvolvimento Moderno para a Web-Do Front-End ao Back-End: Uma Visão Global

Filipe Portela, Ricardo Queirós

Em Stock


Desconto: 10%
24,97 € 27,75 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro foca o desenvolvimento moderno de aplicações Web, sendo apresentados os princípios básicos associados à programação para a Web, divididos em duas partes: front-end e back-end. Na parte do front-end, são introduzidos os conceitos de estruturação, estilização e interação, através das suas principais linguagens HTML, CSS e JavaScript. Na parte do back-end, é feita uma introdução aos servidores Web e respetivas linguagem (Node.js) e framework (Express), às bases de dados (SQL) e aos serviços na Web (REST). De forma a consolidar todos os conceitos teóricos apresentados, é descrita a implementação de um projeto prático completo.

Com capítulos que podem ser lidos sequencialmente ou de forma alternada, o livro é dirigido a todos aqueles que com conhecimentos básicos de programação pretendem (re)entrar no mundo da Web e a quem pretenda colocar-se rapidamente a par de todas as novidades introduzidas nos últimos anos.

O ambiente de desenvolvimento onde todos os exemplos da obra foram escritos é o Visual Studio Code e o controlo de versões foi feito no GitHub. Para colocar o servidor a correr, foi utilizada a plataforma Heroku.

Principais temas abordados:

· Estruturação de conteúdos na Web com o HTML;
· Estilização de conteúdos através de CSS e do Bootstrap;
· Programação Web com o JavaScript;
· Programação do lado do servidor com o Node.js;
· Construção de API com o Express e o paradigma REST;
· Armazenamento de dados com o MySQL;
· Segurança e proteção dos dados na Web.

O que pode encontrar neste livro:

· 14 Tecnologias Web;
· Capítulos organizados para uma leitura sequencial ou alternada;
· Um projeto Web completo explicado passo a passo;
· Secção de boas práticas no final de cada capítulo;
· Resumo dos principais conceitos;
· Linguagem simples e acessível.

Ler mais

Autor(es)

Filipe Portela

Ler mais

Ricardo Queirós

Licenciado em Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e Mestrado em Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Exerce a sua actividade como docente na Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão (ESEIG), em Vila do Conde, onde é responsável por disciplinas na área das Linguagens e Técnicas de Programação e Bases de Dados. Paralelamente desenvolve actividade científica nas áreas de Integração de Sistemas e de Engenharia de Software no âmbito do Center for Research in Advanced Computing Systems (CRACS), uma unidade de investigação associada ao INESC-Porto.

Ler mais