Partilhar

Humanos o Posthumanos? Singularidad Tecnológica y Mejoramiento Humano

Miquel-Àngel Serra, Albert Cortina

Sujeito a confirmação por parte da editora


Desconto: 10%
30,27 € 33,63 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A obra fala de cibernética e imortalidade, espiritualidade e transcendência, inteligência artificial e smart city, entre muitas outras questões.
Debate-se sobre se a tecnologia introduz uma mudança substancial na condição biológica humana.
Entre os coautores, destacam-se vozes como as de Teresa Forcades, Federico Mayor Zaragoza, Javier Melloni, Ramon M. Nogués, Gianfranco Ravasi, Juan José Tamayo, Francesc Torralba e Jorge Wagensberg.

Estamos dispostos a aceitar uma espécie humana melhorada tecnologicamente a partir da transformação radical das suas condições naturais? Estar-se-á já a produzira singularidade tecnológica que dará lugar a um salto evolutivo irreversível do género humano para o pós-humano? Que papel desempenham a consciência, a ética e a democracia no controlo dos abusos neste processo?
Os autores, a partir de desde uma aposta decidida pelo refortalecimento, neste século XXI, de um humanismo renovado, apresentam-nos de maneira aberta e crítica os conceitos de singularidade tecnológica e melhoria humana, assim como na agenda internacional do transhumanismo. Esta agenda conduz-nos à interação e incorporação no nosso corpo e na nossa mente de tecnologias emergentes, como a nanotecnologia, a biotecnologia, a tecnologia do conhecimento e da informação, a inteligência artificial, a robótica, a biomimética ou a neurociência espiritual.
Este livro parte de dois artigos de opinião que apareceram no jornal La Vanguardia, artigos que geraram um amplo debate no qual participaram, ao longo de doze meses, 213 vozes reconhecidas no seu âmbito de especialização científica, tecnológica, sociológica, urbanística, jurídica, filosófica, artística, teológica ou espiritual. Através deste elenco de contribuições, o livro proporciona ao leitor a possibilidade de tomar consciência dos novos acontecimentos que se avizinham, sem renunciar por isso a uma humanidade mais humana, integrada na sábia natureza que nos acolhe e da qual formamos parte dentro de um cosmos que nos situa diante do mistério.

Ler mais

Autor(es)

Miquel-Àngel Serra

Ler mais

Albert Cortina

Ler mais