Partilhar

O Mito da Singularidade: devemos temer a inteligência artificial?

Jean-Gabriel Ganascia

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
13,28 € 16,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O momento crítico em que a inteligência artificial prevalecerá sobre a humana designa-se por «Singularidade tecnológica». Faz parte das novas buzzwords da futurologia contemporânea e a sua importância é sublinhada em numerosas previsões de gurus da tecnologia como Ray Kurzweil (chefe de projetos da Google) ou Nick Bostrom (da respeitável Universidade de Oxford). Alguns cientistas e investidores, como Stephen Hawking e Bill Gates, partilham estas perspetivas e manifestam a sua preocupação.
Ameaça à humanidade e/ou promessa de uma «trans-humanidade», este novo milenarismo não para de se expandir. As máquinas irão tornar-se mais inteligentes e mais poderosas do que nós? Estará no nosso futuro uma cibersociedade de onde a humanidade será marginalizada? Ou conquistaremos uma forma de imortalidade transferindo o nosso espírito para supercomputadores?

Ler mais

Autor

Jean-Gabriel Ganascia

Jean-Gabriel Ganascia é professor na Universidade Pierre-et-Marie-Curie, onde desenvolve investigação sobre inteligência artificial no Laboratório Informático de Paris 6 (LIP6). Preside à Comissão de Ética do Centre National de la Recherche Scientifique e publicou diversas obras, entre as quais o precursor L'Âme Machine (1990).

Ler mais