Partilhar

Saúde e Cyborgs - Cuidar na Era Biotecnológica

Manuel Curado, Ana Paula Monteiro

Sujeito a confirmação por parte da editora


Desconto: 10%
19,35 € 21,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro nasceu de uma inquietação. Os seres humanos cuidam uns dos outros. Esta atividade de cuidar tem uma história muito rica que nobilita todas as sociedades. Qual é, contudo, o seu futuro?... A pergunta sobre o futuro não é... um convite à imaginação sem sentido, mas uma tentativa de compreender o que de facto já está a acontecer nos hospitais, centros de saúde e clínicas da nossa época, e, sobretudo, o que se irá acentuar no porvir.

A riqueza de meios técnicos, científicos, institucionais e humanos a que hoje o cuidar recorre dificulta, por vezes, a perceção do que nele é perene. Ora, é precisamente este núcleo que importa identificar perante desafios que o passado não conseguia de todo imaginar. É aqui que a figura contemporânea do ciborgue (cyborg) é relevante... O ciborgue é um organismo híbrido que tem partes naturais e tem partes artificiais, um organismo que vive num mundo com processos evolutivos constantes, seja no exterior, seja no interior. É hoje impensável realizar os cuidados de saúde sem administrar medicamentos ou sem substituir órgãos defeituosos por próteses. Não se veem sinais de que esta tendência possa mudar de sentido. Tudo isto altera as atividades tradicionais do cuidar e obriga a pensar num novo conjunto de conceitos e de valores de referência. 

Manuel Curado,in Prefacio

Ler mais

Autor(es)

Manuel Curado

Professor da Universidade do Minho, Auditor de Defesa Nacional, Doutorado pela Universidade de Salamanca, Mestre pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. Autor de vários livros e investigações, de natureza literária e científica.

Ler mais

Ana Paula Monteiro

Ler mais